Não sou do tipo de comentarista de futebol que joga para a torcida. Minha ferramenta de trabalho é a verdade, algo que quando dito sempre agradará a uns e incomodará a outros.
Com base nesse princípio, digo aqui com todas as letras que nem Grêmio, que venceu os primeiros compromissos de estreia pelo Brasileirão e pela Copa Sul-Americana, nem Internacional, que estreou com empate nos primeiros jogos no Brasileirão e na Libertadores, fez por merecer os resultados obtidos.
O tricolor triunfou mais por um misto de sorte e bom aproveitamento das chances de gol surgidas do que por uma suposta qualidade tática e técnica que ninguém viu. Pergunte a qualquer torcedor gremista e ele dirá isso.
O colorado até poderia poderia cantar alguma vantagem acerca do empate diante do Flamengo, no Maracanã, caso o rubro-negro carioca tivesse atuado completo, mas sabemos que ele entrou em campo desfalcado de quatro titulares.
Além disso, terminou o jogo praticamente com um time de reservas em campo e, mesmo assim, o Internacional não soube aproveitar-se disso para chegar ao gol da vitória.
No jogo da Libertadores, o Inter saiu no lucro com o empate, pois foi parcialmente dominado pelo tricolor baiano na primeira etapa e amplamente dominado no tempo complementar.
O que tem sido observado nas redes sociais é que o torcedor gremista tem-se mostrado mais exigente e cobra um futebol mais técnico e mais consistente do seu treinador, pois sabe que com o padrão de jogo atual o time de seu coração não chega a lugar algum em qualquer das três competições que disputa.
Já o torcedor escarlate, talvez um tanto eufórico com o conquista do Gauchão, tem-se revelado até certo ponto satisfeito com o que seu time tem demonstrado nessa série invicta que sustenta,
Esquece,contudo, que nesse pequeno rosário de invencibilidade, não existe nenhum triunfo colorado diante de equipes de elevada categoria, pois a vitória mais importante que conseguiu nesta série foi diante do Grêmio, que no momento não mete medo em ninguém.
É verdade que venceu o Cruzeiro, pelo folgado placar de 3 a 0 neste domingo, mas considerando que a Raposa mineira não passa de um time mediano e que, além disso, atuou com um jogador a menos na casa do adversário, seria um despropósito considerar esse triunfo colorado como prova de afirmação plena da equipe treinada por Roger Machado.
A torcida colorada precisa manter os pés no chão e chegar à conclusão de que o Inter apenas melhorou em relação a si mesmo, mas no contexto futebolístico do Brasil e da América precisa melhorar bem mais, no sentido de sonhar com conquistas como as da Libertadores, do Brasileirão ou da Copa do Brasil.
A pergunta inevitável, à luz dessas colocações, é quem vive melhor momento futebolístico atualmente, o Grêmio ou o Internacional ? Evidentemente, o Inter está melhor do que o rival, não por ter vencido o campeonato gaúcho, mas por possuir um esquema tático mais bem definido do que o do Grêmio
O que não se pode esquecer, contudo, é que se trata de um superioridade momentânea, ocasional, que pode se desfazer em futuro breve, considerando que o tricolor, embora tenha deficiências notórias em seu sistema defensivo, possui um ótimo plantel, que uma vez ajustado poderá render bem melhor do que isso que se vê presentemente.
Fale com nosso comentarista esportivo, colunista, repórter e entrevistador Lino Tavares: jornalino@gmail.com, celular/whatsApp (55)991763232).
Jornalista Lino Tavares, colaborador do Portal Terceiro Tempo, ganha o título de “Pitonisa Verdadeira”
10/04/2018A qualidade Ímpar do sapato que ganhei, por Lino Tavares
03/08/2016Inter bate São José e fica a um passo do "Tri-Hexa" do Gauchão
25/04/2016"Clássico dos Milhões" terá Fla "machucado" e Vasco revitalizado
21/09/2015Morre figura ilustre de Alegrete-RS, terra de João Saldanha. Por Lino Tavares
23/01/2015