Zé Eduardo

Ex-zagueiro do Corinthians
por Rogério Micheletti
 
Zé Eduardo, o José Eduardo de Toledo Pereira, quarto-zagueiro do Corinthians de 1975 a 1980, morreu no dia 26 de abril de 2017, aos 63 anos, em São Paulo. O ex-defensor, que deixou três filhos, tinha sido diagnosticado com câncer nos ossos nove anos antes de sua morte.
 
Evangélico, trabalhou como Inspetor de Tráfego na Via-Oeste e depois tornou-se técnico de futebol. O ex-beque assinou contrato com o Chapadão (MS) em janeiro de 2004. Ele também trabalhou com a garotada do Corinthians, revelando novos craques para o Timão.
 
Zé Eduardo fez parte do elenco do Corinthians que conquistou o Paulistão de 1977 e decretou o fim do tabu de títulos desde 1954, quando o Timão foi campeão do "quarto centenário". Em 77, só não jogou a partida decisiva contra a Ponte Preta porque havia recebido o terceiro cartão amarelo no jogo anterior.
 
Chegou a ser técnico do Mirassol (SP), equipe da Série A-3 do Campeonato Paulista. "Tive algumas oportunidades como técnico de futebol e também de trabalhar em escolinhas. Mas esse meio é um pouco desgastante pelo momento que vive o futebol brasileiro", falou certa vez Zé Eduardo em entrevista ao Portal Terceiro Tempo.
 
COMEÇO NO CORINTHIANS
 
Campineiro nascido em 12 de abril de 1954, começou sua carreira na base do Corinthians em 1974, e no ano seguinte fez seu primeiro contrato profissional com o clube de Parque São Jorge, onde atuou até 1980. Depois, passou por Botafogo (RJ), Náutico e Ituano, este seu último clube como atleta, em 1987.
 
Doença

Em 2008, Zé Eduardo teve o primeiro sintoma da doença que o vitimou (câncer nos ossos). Na época, o Portal Terceiro Tempo falou, em Itu (SP), com a sra. Lilian, esposa de Zé Eduardo, e ela informou que seu marido tinha deixado momentaneamente o trabalho para a operação no joelho e para a recuperação, que estava ocorrendo na AACD do Ibirapuera (Hospital Abreu Sodré), em São Paulo, Capital. A cirurgia foi feita no HCor. Zé Eduardo, debilitado, seguia em firme e obstinada recuperação, muito bem cercado por ótimo corpo médico e, quando caminhava, utiliza-se de um colete para a firmeza da coluna. A esposa também lembrou que o ex-zagueiro teve um pequeno problema pós-operatório, mas só trincou duas costelas porque, no carro, em um momento sem o colete de proteção, abaixou-se para a apanhar o aparelho celular no assoalho.
 
 
ver mais notícias

Jogos de Zé Eduardo pelo Timão

O ex-zagueiro vestiu a camisa do Corinthians entre 1974 e 1980. Nesse período, segundo o "Almanaque do Corinthians", de Celso Unzelte, o zagueiro disputou 180 jogos (93 vitórias, 54 empates e 33 derrotas) e não marcou nenhum gol a favor, mas fez dois contra.

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES