Zé Eduardo

Ex-zagueiro do Corinthians
por Rogério Micheletti
 
Zé Eduardo, o José Eduardo de Toledo Pereira, quarto-zagueiro do Corinthians de 1975 a 1980, morreu no dia 26 de abril de 2017, aos 63 anos, em São Paulo. O ex-defensor, que deixou três filhos, tinha sido diagnosticado com câncer nos ossos nove anos antes de sua morte.
 
Evangélico, trabalhou como Inspetor de Tráfego na Via-Oeste e depois virou técnico de futebol. O ex-beque assinou contrato com o Chapadão (MS) em janeiro de 2004. Ele também trabalhou com a garotada do Corinthians, revelando novos craques para o Timão.
 
Nascido em Campinas (SP), no dia 12 de abril de 1954, Zé Eduardo fez parte do elenco do Corinthians que conquistou o Paulistão de 1977 e decretou o fim do tabu de títulos desde 1954, quando o Timão foi campeão do "quarto centenário". Em 77, só não jogou a partida decisiva contra a Ponte Preta porque havia recebido o terceiro cartão amarelo no jogo anterior.
 
Chegou a ser técnico do Mirassol (SP), equipe da Série A-3 do Campeonato Paulista. "Tive algumas oportunidades como técnico de futebol e também de trabalhar em escolinhas. Mas esse meio é um pouco desgastante pelo momento que vive o futebol brasileiro", falou certa vez Zé Eduardo em entrevista ao Portal Terceiro Tempo.
 
Doença

Em 2008, Zé Eduardo teve o primeiro sintoma da doença que o vitimou (câncer nos ossos). Na época, o Portal Terceiro Tempo falou, em Itu (SP), com a sra. Lilian, esposa de Zé Eduardo, e ela informou que seu marido tinha deixado momentaneamente o trabalho para a operação no joelho e para a recuperação, que estava ocorrendo na AACD do Ibirapuera (Hospital Abreu Sodré), em São Paulo, Capital. A cirurgia foi feita no HCor. Zé Eduardo, debilitado, seguia em firme e obstinada recuperação, muito bem cercado por ótimo corpo médico e, quando caminhava, utiliza-se de um colete para a firmeza da coluna. A esposa também lembrou que o ex-zagueiro teve um pequeno problema pós-operatório, mas só trincou duas costelas porque, no carro, em um momento sem o colete de proteção, abaixou-se para a apanhar o aparelho celular no assoalho.
 
 
ver mais notícias

Jogos de Zé Eduardo pelo Timão

O ex-zagueiro vestiu a camisa do Corinthians entre 1974 e 1980. Nesse período, segundo o "Almanaque do Corinthians", de Celso Unzelte, o zagueiro disputou 180 jogos (93 vitórias, 54 empates e 33 derrotas) e não marcou nenhum gol a favor, mas fez dois contra.

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Bah
    0
  • 2 Atl
    0
  • 3 Cor
    0
  • 4 Spo
    0
  • 5 Red
    0
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES