Atacante revelado na Vila se reaproximou do Peixe nos últimos meses. Foto: Ricardo Saibun

Atacante revelado na Vila se reaproximou do Peixe nos últimos meses. Foto: Ricardo Saibun

As redes santistas efervesceram ao longo dessa semana com a notícia publicada pelo jornal El Pais envolvendo a possível saída de Neymar do Paris Saint-Germain. O telefone do presidente Andres Rueda não parou de tocar e o clube fez uma sondagem ao ex-Menino da Vila. Mas o plano santista para ter Neymar de volta ao clube não começou nos últimos dias e é um projeto de longo prazo que vem sendo trabalhado pela gestão Rueda há muito mais tempo.

Neymar deixou o Santos no meio de 2013 para defender o Barcelona. A saída do ex-camisa 11 foi conturbada, especialmente após várias divergências nos valores que o Peixe tinha direito na negociação. O resultado foi que Neymar rompeu com o Peixe e chegou até mesmo a deixar de seguir o clube nas redes sociais.

Quando assumiu a presidência do clube em janeiro de 2021, Andres Rueda tinha uma série de desafios, especialmente financeiros. Mas um ponto que não envolvia direito entrou na prioridade do presidente: reestabelecer a relação com o ex-camisa 11 santista.

“Independente de qualquer coisa, Neymar é ídolo da torcida. Tivemos uma reaproximação com a família e com ele. Tive uma conversa com ele, e vocês precisam ver a cara de felicidade dele ao ver que estava conversando novamente com o Santos. Ele pediu uma camisa branca com o nome dele atrás. A gente mandou, e na nossa final da Libertadores, ele fez questão de torcer pelo Santos com aquela camisa. Isso é importante para a internacionalização da marca”, disse Rueda em entrevista coletiva em abril de 2021.

No período em que esteve afastado do Peixe, Neymar chegou a dar declarações de que sentia vontade de jogar no Flamengo um dia, e posou para fotos com a camisa do Corinthians. Nos últimos meses, no entanto, isso parece ter mudado. Em algumas lives, o atacante tem reforçado a saudade que sente de vestir a camisa santista e de jogar na Vila Belmiro.

Quando vendeu Marinho para o Flamengo, o Santos passou a camisa de número 11, eternizada por Neymar, para o menino Ângelo. Neymar, em mais uma demonstração de aproximação, gravou um vídeo dando boa sorte ao jovem atacante revelado na Vila.

Em entrevista ao programa Radar Esporte na noite de quinta-feira (30), Rueda destacou que tem conversado frequentemente com o pai do jogador e destacou que as portas do clube estão abertas para o retorno do ex-camisa 11.

“Eu converso habitualmente com o pai do Neymar, trocamos ideias e faz parte do nosso dia a dia. Com essa oportunidade e o que acontece com ele no PSG, o Santos sempre vai deixar as portas abertas e sonhar. O Santos gostaria de ter o Neymar na sua casa. Quando ele saiu, ele disse que ia e voltaria. Conversamos, sabemos que é difícil e um sonho, mas o não a gente tem. Estamos conversando, vamos conversar e é um sonho. Minha obrigação é no mínimo tentar”,  disse o cartola.

Neymar tem contrato com o PSG até 2o25 e pode te uma renovação automática até 2027. O clube francês, no entanto, deseja mudar o perfil de seu elenco e o brasileiro estaria fora dos planos. No Santos, a análise é de que nesse momento Neymar dificilmente voltaria ao Brasil e tendência é de que, caso de fato saia do PSG, siga na Europa. O clube alvinegro, no entanto, quer se manter próximo do atacante e de seu pai para assegurar que, em caso de volta ao futebol brasileiro agora ou no futuro, retorne para a Vila Belmiro.

Últimas do seu time