Meia brasileiro não ficará no Bayern e não deve ser utilizado no Barcelona. Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Meia brasileiro não ficará no Bayern e não deve ser utilizado no Barcelona. Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Quando foi anunciado como reforço do Barcelona em 8 de janeiro de 2018, assinando contrato até 2023, Philippe Coutinho agitou o mercado de transferências e gerou grande expectativas naqueles que admiram sua futebol. Ao trocar um Liverpool em franca ascensão por um Barça que dava claros sinais de queda, o brasileiro, para muitos, dava um passo certo rumo à prateleira de principais jogadores do mundo. Mas a história não foi bem assim.

Coutinho chegou à Copa do Mundo da Rússia, em 2018, como grande esperança da seleção brasileira já que Neymar vinha se recuperando de lesão no quinto metatarso e no tornozelo. Era sob o meia revelado no Vasco que estava a responsabilidade de fazer algo diferente dentro do time de Tite. Quase dois anos depois, o camisa 11 da seleção foi de esperança brasileira na Copa a moeda de troca no mercado europeu.

Após mau momento com a camisa barcelonista, Coutinho foi emprestado ao Bayern de Munique. No clube bávaro, recebeu a camisa 10, antes utilizada por Robben, e ganhou novas oportunidades. Com a camisa do Bayern, Philippe disputou 32 jogos, marcou 9 gols, deu 8 assistências e pouco se destacou. Os alemães, que desembolsaram cerca de 8,5 milhões de euros pelo empréstimo do brasileiro, porém, já comunicaram que não exercerão a cláusula que lhes dá a preferência para comprar em definitivo o meia-atacante.

Isso significa que Coutinho se reapresentará no Barça no inicio da próxima temporada europeia. Mas o brasileiro não deve receber novas oportunidades no clube catalão. Ao lado de Messi e cia, o disputou  76 jogos, marcou 21 gols e deu 11 assistências. Insuficiente para ocupar o lugar deixado por Neymar e para agradar a crítica espanhola. Por isso, Philippe Coutinho figura como principal moeda de troca barcelonista na próxima janela de transferências.

O Barça tenta se desfazer de Coutinho para reforçar a equipe na próxima temporada. Por incrível que pareça, o meia que custou cerca de 160 milhões de euros aos cofres culés, que chegou para ocupar o lugar de Neymar e que tinha status de estrela no Liverpool, virou uma moeda de troca.

Coutinho figura numa suposta lista de jogadores que o Barcelona colocará no mercado. Com o jogador em baixa, o objetivo dos espanhóis é ao menos recuperar o investimento feito na época da contratação, situação complicada no mercado, ainda a paralisação provocada pelo novo coronavírus que deve afetar a arrecadação de todos os clubes no mundo. Quem se mostrou interessado no brasileiro foi o Chelsea. Rumores de interesse do Tottenham e do Manchester United e até um possível retorno ao Liverpool também circularam pelo noticiário inglês. A Inter de Milão também já mostrou certo interesse - e aí o negócio interessaria muito ao Barça que sonha em contratar o atacante Lautaro Martínez, da equipe italiana.

Embora esteja longe de estar em alta, Philippe Coutinho segue com grande mercado no futebol europeu. Mas com que status o jogador – que menos de dois anos era visto como grande estrela do futebol mundial – chegaria a um novo clube?

Últimas do seu time