A dupla nunca perdeu uma partida atuando em parceria. Foto: Arquivo da CBF

A dupla nunca perdeu uma partida atuando em parceria. Foto: Arquivo da CBF

Há exatos 58 anos, na tarde de 12 de julho de 1966, Pelé (1940-2022) e Garrincha (1933-1983) jogavam juntos pela última vez em uma partida oficial, defendendo a Seleção Brasileira na partida de estreia do time brasileiro na Copa da Inglaterra, diante da Bulgária.

E a dupla, que nunca perdeu atuando junto, foi a responsável pela vitória do Brasil, marcando os dois gols da equipe treinada por Vicente Feola (1909-1975).

Os dois tentos foram em cobrança de falta. Pelé abriu o placar aos 14 minutos da etapa inicial, e Garrincha fez o segundo, aos 18 minutos da etapa derradeira.

TRAJETÓRIA DE SUCESSO DA DUPLA PELA SELEÇÃO

Juntos, Pelé e Garrincha atuaram em 40 jogos pelo Brasil, sendo 36 vitórias e quatro empates. Nestas 40 partidas, a dupla marcou 55 gols, sendo 44 de Pelé e 11 de Garrincha. 

A Copa de 1966 acabou sendo de má recordação para o Brasil, eliminado ainda na fase de grupos. A única vitória da equipe foi mesmo diante da Bulgária. Depois, perdeu para Portugal por 3 a 1 e encerrou sua participação com outro 3 a 1, desta feita sofrendo revés diante da Hungria.

O Brasil ainda sofreu uma baixa importantíssima, exatamente no jogo contra Portugal: Pelé, que foi duramente combatido pelos portugueses, se contundiu e só voltaria a disputar uma partida em Copa do Mundo em 1970, no México.

A Inglaterra venceu a Copa de 1966, única vez, diga-se que o time inglês conseguiu tal feito. Na decisão, superou a Alemanha por 4 a 2.

ABAIXO, BRASIL 2 X 0 BULGÁRIA EM 12 DE JULHO DE 1966 (MELHORES LANCES, COM LOCUÇÃO DE CID MOREIRA, PARA O CANAL 100)

FICHA TÉCNICA DA PARTIDA

BRASIL 2 x 0 BULGÁRIA 

Competição: Copa do Mundo da Inglaterra

Data: 12 de julho de 1966

Local: Goodison Park Stadion, em Liverpool (Inglaterra). Público: 52.487 espectadores.

Árbitro: Ernst Waldemar Tschenscher (Alemanha). Assistentes: George McCabe (Inglaterra), John Keith Taylor (Inglaterra).

Gols: Pelé (falta), aos 14; Garrincha (falta), aos 63.

BRASIL: Gylmar; Djalma Santos, Bellini, Altair e Paulo Henrique; Denílson e Lima; Garrincha, Alcindo, Pelé e Jairzinho. Treinador: Vicente Ítalo Feola.

BULGÁRIA: Naidenov, Shalamanov, Penev, Kutzov e Gaganelov; Jetchev e Kitov; Dermendjev, Asparukhov, Yakimov e Kolev. Treinador: Rudolf Vytlacil.

Últimas do seu time