Maior artilheiro do Cruzmaltino em seu começo de carreira. Foto: netvasco.com.br

Maior artilheiro do Cruzmaltino em seu começo de carreira. Foto: netvasco.com.br

Maior artilheiro e maior ídolo da história do Clube de Regatas Vasco da Gama, o saudoso Roberto Dinamite (1954-2023) marcava há 53 anos o primeiro de seus 708 gols pelo Cruzmaltino. Roberto nos deixou em 08 de janeiro de 2023, aos 68 anos, após travar uma árdua luta contra um câncer intestinal.

A partida, terceira dele pelo Vasco, aconteceu em 25 de novembro de 1971 no Maracanã, diante do Internacional, válida pelo Campeonato Brasileiro.

O time carioca já estava à frente no placar, tento marcado aos 5 minutos do segundo tempo por Buglê (autor do primeiro gol no Mineirão), e Roberto estava no banco de reservas quando foi chamado pelo treinador Admildo Chirol (1934-1998) para entrar no lugar de Gilson Nunes

O cronômetro batia em 27 minutos da etapa final quando Roberto fez seu histórico gol, usando a camisa 15, vencendo o goleiro colorado Gainete.

"Recebi o lançamento, vi uma brecha e joguei a bola na frente. Aí o Gainete ficou indeciso e pensei rápido: `É agora´. Não deu outra coisa. Quero ter esta alegria muitas outras vezes", disse na ocasião o jovem Roberto, então com 17 anos, ao "Jornal dos Sports", que estampou a seguinte manchete: "Garoto-Dinamite Explodiu".

Infelizmente não há registro em vídeo deste gol de Roberto Dinamite, o Carlos Roberto de Oliveira, carioca de Duque de Caxias, mas há um áudio, da narração, que o próprio Roberto acompanhou, durante uma homenagem, que você pode constatar abaixo.

FICHA TÉCNICA DA PARTIDA

VASCO 2 X 0 INTERNACIONAL

Competição: Campeonato Brasileiro (2ª Fase - 1º Turno - 2ª Rodada)

Data: 25/11/1971 
Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

Árbitro: Maurílio José Santiago
Auxiliares: Rubens Paullis e Dagomir Sacramento

Público: 10.449 pagantes
Renda: Cr$ 49.675,00

VASCO: Andrada; Haroldo, Miguel, Renê e Alfinete; Alcir Portela, Buglê e Benetti (Jaílson); Luiz Carlos, Ferretti e Gílson Nunes (Roberto). Técnico: Admildo Chirol.

INTERNACIONAL: Gainete; Bira, Pontes, Flávio e Édson Madureira; Carbone, Paulo César e Dorinho (Arlem); Valdomiro, Claudiomiro (Bráulio) e Sérgio. Técnico: Dino Sani.

Gols: Buglê (5 minutos do 2º tempo); Roberto (27 minutos do 2º tempo).

CURIOSIDADES...

Além deste jogo ter entrado para a história como aquele do primeiro gol de Roberto Dinamite pelo Vasco, três outros jogadores presentes à partida disputada no Maracanã também tiveram seus nomes marcados para sempre no futebol.

Como já citado, Buglê, do Vasco (que atualmente reside no Distrito Federal, com 80 anos de idade), marcou o primeiro gol da história do Mineirão, quando atuava pelo Atlético Mineiro.

Defendendo a meta vascaína estava o goleiro argentino Andrada (1939-2019), que sofreu o milésimo gol de Pelé (1940-2022), e no ataque do Internacional, o camisa 9 era Claudiomiro (1950-2018), autor do primeiro gol da história do Beira-Rio, também pelo Colorado.

Últimas do seu time