Jack Terpins

Ex-jogador de basquete, empresário e dirigente esportivo judaico
por Milton Neves
 
Jack Terpins, o Jack Leon Terpins, jogou basquete nos anos 60 e 70 pela Hebraica, Clube Atlético Paulistano e nas Macabíadas Mundiais de Israel e nas Panamericanas também.
 
Jack Terpins é casado com Denise Goldfarb. O casal tem três filhos e nove netos.
 
"Jakão", como é conhecido, mora no Morumbi, em São Paulo, e hoje é grande investidor imobiliário após décadas como executivo do "Grupo Goldfarb", empresa fundada por seu saudoso sogro, o corintiano Bernardo Goldfarg, que engloba a rede de Lojas Marisa, fazendas e as antigas Lojas Brasileiras.
 
Mas nunca deixou de militar no mundo esportivo e cultural macabeu, sendo sempre um de seus líderes brasileiros e mundiais.
 
Irmão de Caio, Carlos Alberto (o Tico), e de Sérgio Henrique Terpins - todos já falecidos - Jakão tinha em Sérgio o seu irmão idêntico, ou seja, gêmeo univitelino.
 
Sérgio, que faleceu em pleno Parque São Jorge, em 1988, quando recepcionava jogadores e dirigentes da equipe inglesa do Corinthian-Casuals, embrião e inspiração para a criação do Sport Club Corinthians Paulista, em 1910.
 
Sérgio teve um infarto fulminante em 03 de junho de 1988. Era o único corintiano da família, porque os demais, Caio, Tico e Jack, sempre foram são-paulinos.
 
Na noite de 23 de maio de 2013, Jack Leon Terpins foi homenageado no salão Marc Chagall, do clube "A Hebraica", pela honraria Yakir Maccabi, oferecida a cada quatro anos a pessoas acima de 60 anos que tiveram destaque para o mundo macabeu.
 
A partir de 28 de maio de 2018 assume a presidência da União Macabi Mundial, em cerimônica que será realizada em Israel.
 
Clique aqui e veja a página de Sérgio Henrique Terpins, irmão de Jack Terpins, na seção "Que Fim Levou?"
 
CLIQUE AQUI E VEJA UMA MATÉRIA SOBRE O ANO NOVO JUDAICO (5778) PUBLICADA NO PORTAL TERCEIRO TEMPO EM 20/09/2017, ESCRITA POR MARCOS JÚNIOR MICHELETTI. JACK TERPINS É UM DOS CITADOS NO TEXTO.
 
CLIQUE AQUI e veja matéria publicada no Portal Terceiro Tempo sobre a abertura dos Jogos Macabeus na Cidade do México, com a presença de Jack Terpins. 
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES