por Marcos Júnior
Ernani Pires Ferreira (1934-2012)
Falava 352 palavras por minuto
DO RIO
Principal voz do turfe nacional, Ernani Pires Ferreira, 77, foi por mais de 40 anos o locutor oficial do Jockey Club do Rio, na Gávea, zona sul.
O bordão "foi dada a partida" ficou conhecido entre os amantes de corridas de cavalos. Ferreira narrou mais de 71 mil páreos. Ele se casou três vezes e teve cinco filhos.
Narrou durante 41 anos o Grande Prêmio Brasil, a principal prova do turfe nacional.
Nascido em 1º de novembro de 1934, o pernambucano chegou ao Rio ainda menino e passou a frequentar o Jockey levado pelo pai.
Seu sonho era disputar os páreos, mas a família não queria que se tornasse jóquei. Investiu então na carreira de locutor, passando a integrar a equipe da rádio "Jornal do Brasil". Narrou o primeiro GP Brasil aos 33 anos, em 1967.
"Foi uma emoção especial. O GP Brasil é o desafio maior para um locutor", disse certa vez. Nos anos 1970, passou a disputar provas como jóquei amador. Disputou 14 provas.
Em 17 de julho de 1983, entrou para o Guiness Book, o Livro dos Recordes, ao conseguir falar 352 palavras em um minuto. "Nem eu mesmo acreditei quando veio o resultado", orgulhava-se.
Na década de 1980, apresentou um quadro aos sábados, no Globo Esporte, da TV Globo, em que dava dicas bem humoradas de apostas para as corridas.
Em 2008, deixou de ser o locutor oficial do Jockey Club passando a titularidade a Luiz Urubatan Carlos.
Ferreira morreu na madrugada de anteontem, após sofrer uma parada cardiorrespiratória. Com edema pulmonar, ele estava internado havia dois dias no Hospital Espanhol, no centro do Rio.
Uma foto, uma história! Zito e Pelé passeando em Estocolmo durante a Copa do Mundo de 1958
Achados & Perdidos: O dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão Natalense
Parabéns, Tite! Veja o dia em que o aniversariante esteve no Mercadão de SP com Milton Neves
Achados & Perdidos: O bicampeonato mundial de basquete do Brasil, há 63 anos
Achados & Perdidos: Encontro do saudoso Félix com Ado em um memorável "Golaço" da Rede Mulher
Olhos no retrovisor: Vittorio Brambilla, que nos deixou há 25 anos, bateu ao comemorar em sua única vitória na F1
Sorteio da Copa do Brasil terá um clássico regional: Flu x Vasco. Corinthians pega o Inter
Professor Paulo Vernini é o convidado de Marcos Falopa na live desta terça-feira
Fórmula 1 tem muitos 'Pelés'. E está forjando mais um...
Saudade: Há seis anos morria Vadão, o idealizador do 'Carrossel Caipira'