César Luis Menotti

Ex-jogador e treinador

por Marcelo Rozenberg

César Luis Menotti, consagrado treinador argentino campeão da Copa do Mundo com a Argentina em 1978, nasceu em Rosário em 5 de dezembro de 1938. Atualmente reside em Buenos Aires.

Começou no futebol como jogador das categorias de base do Rosário. Em 1960, teve a primeira chance no time profissional. Defendeu também Racing, Boca Juniors, The Generals, dos Estados Unidos, até chegar ao Brasil, onde passou por Santos e Juventus (no clube da Mooca, por sinal, encerrou a carreira; já no Santos foi o 11º argentino a vestir a camisa alvinegra). Em seguida, iniciou a carreira de treinador, com passagens por alguns dos mais importantes clubes do mundo como Barcelona, Independiente, River Plate e Boca Juniors.

Menotti chegou ao comando da seleção argentina em 1974. Quatro anos depois, deu a volta olímpica como campeão do mundo, mas o fato de não ter convocado Diego Maradona, então com 17 anos, para o Mundial rende polêmica até os dias atuais. Na ocasião, o treinador afirmou que o "El pibe de oro? era jovem demais para integrar a seleção.

Em 2011, fez uma cirurgia no pulmão para a retirada de um tumor, devido ao alto consumo de cigarros. Após o ato médico, o ex-treinador da Argentina teve uma melhora em seu quadro de saúde.

Em 2018 foi confirmado pela Associação de Futebol da Argentina (AFA), como o novo diretor de seleções do país, aos 80 anos.

O UOL publicou uma matéria sobre Menotti em 16 de abril de 2019, assinada pelo jornalista Bruno Rodriuges, enfatizando a passagem do então jogador pelo Juventus, da Mooca. Clique aqui e veja.

No dia 28 de agosto de 2022, César Luis Menotti, consagrado treinador argentino campeão da Copa do Mundo com a Argentina em 1978, participou do Domingo Esportivo Bandeirantes e conversou com Milton Neves, Claudio Zaidan e Guilherme Cimatti:

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES