Zé Desiderio

Radialista

por Marcos Júnior Micheletti

José Deisiderio da Silva, o Zé Desiderio, um dos históricos nomes do rádio brasileiro, atualmente trabalha na Rádio Ipanema de Sorocaba e na TVCOM, também de Sorocaba.

Desiderio começou sua carreira aos 17 anos, pela Rádio Vanguarda de Sorocaba, logo que chegou à cidade do interior paulista, vindo de Conchas-SP, onde nasceu em 14 de março de 1943.

Depois, ainda em Sorocaba, trabalhou na Rádio Clube (antiga PRD-7), onde começou a se destacar bastante, sobretudo por seu fôlego nas narrações dos gols.

"Diziam que o meu gol era comprido, prolongado", comentou Desiderio em entrevista ao site do jornal "Cruzeiro do Sul", em 29 de janeiro de 2012.

Já na década de 70 passou a trabalhar em Campinas, na Rádio Brasil, em um período de bastante sucesso para os dois clubes locais, o Guarani e a Ponte Preta.

Em 1977 narrou a final do Campeoanto Paulista, quando o Corinthians voltou a tornar-se campeão após 23 anos, derrotando a Ponte Preta na finalíssima disputada no Morumbi, em 13 de outubro daquele ano, 1 a 0, gol de Basílio.

O ápice aconteceu no ano seguinte, participando das transmissões da Copa do Mundo de 1978, vencida pela Argentina, país sede do Mundial.

COLECIONADOR

Zé Desiderio tem um arquivo robusto de fitas cassete desde o começo de sua carreira, além de fotos e diversos objetos, como microfones, gravadores, revista e credenciais que utilizou em mais de 50 anos de carreira profissional, material suficiente para a criação de um museu sobre a memória radiofônica.

Em 26 de agosto de 2018, Zé Desiderio enviou uma mensagem a Milton Neves, que segue abaixo, na íntegra:

"Você tem perguntado onde está José Desiderio!? Eu estou em Sorocaba trabalho na Rádio Ipanema tenho dois programas na TVCOM de Sorocaba levando a vidinha simples do interior no meu programa de rádio, além apresentar o jornal Matinal aos sábados, e nos domingos de manhã eu apresento o " Rádio é uma historia" como é o seu "Que Fim Levou?", as aqui no meu programa eu reapresento entrevistas que eu as guardei no meu arquivo fazendo desse arquivo um bom acervo das coisas bas do Rádio...como entrevistar um Pelé ;um Roberto Carlos ;Vinícius de Moraes, Ray Conniff, etc etc etc eu vou vivendo e dia 21 de Setembro vou receber na Câmara Municipal de Sorocaba a Comenda do Mérito Esportivo, será mais um grande titulo que recebo graças ao rádio. Recebi titulo de cidadão de Sorocaba.; Cidadão Emérito ;Comenda da Ética e Cidadania;..Titulo de cidadão Benemérito da Minha de Conchas (cidade em que nasci) . ..titulo de cidadão de Campinas é isso talvez esse do dia 21 dia do Rádio data verdadeira ; seria o penúltimo titulo, o último não poderei estar presente mas agradecerei por antecipação que será de homenagem póstuma kkkk...Fiquei feliz em ver você aqui no Face pois tentei várias vezes passar mensagem na Rádio Bandeirantes telefonava mas foi difícil achar alguém que pudesse transmitir para você o meu agradecimento abraço meu querido amigo de longas jornadas e que Deus continue iluminando o seu lindo e abençoado caminho que você trilha fazendo o bem para as pessoas. Deus lhe Pague !!! Aparecendo em Sorocaba minha casa humilde está aberta para o cafezinho; aliás sei fazer café ; pois fiquei viúvo e caminho sozinho e digitalizando todo o meu arquivo de tantas fitas em minha casa ; só um ermitão feliz por ter pessoas como você lembrando de mim. Abraços, querido!!! estou aqui a disposição na rádio Ipanema e na TV quando estiver em Sorocaba, ficarei lisonjeado de ter você contatando a sua história no meu programa de TV. Entre no YouTube = TV COM + Cantinho da amizade. Abs"

 ABAIXO, VÍDEO COM ENTREVISTA DE ZÉ DESIDERIO A KIKO PAGLIATO EM ABRIL DE 2016, PARA A TV INTERATIVA DE SOROCABA

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 San
    32
  • 2 Fla
    30
  • 3 Pal
    30
  • 4 Atl
    27
  • 5 São
    27
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES