Zé Ângelo

Ex-goleiro do Piraju e Avareense

por Marcos Júnior Micheletti / colaboração de Dirceu Cabral

O ex-goleiro Zé Ângelo, hoje militar aposentado residindo em Piraju (SP), na região do Vale do Paranapanema, nasceu em 22 de setembro de 1940 no município paulista de Timburi, vizinho a Piraju.

É casado com Diva, com quem tem quatro filhos: Miguel, Américo, Ângela e Cláudia. Seu início no futebol foi pela A.A.T (Associação Atlética Timburiense), quando estava com 16 anos.

José Ângelo Minozzi, o querido Zé Ângelo, teve uma infância marcante, pois morou em Bauru na mesma rua de Pelé, como relatou o próprio Zé Ângelo ao jornalista e amigo Dirceu Cabral, seu conterrâneo.

"Brincávamos na rua. A casa de meu avô ficava a três quarteirões da do "Seo" Dondinho, pai do Dico (apelido de Pelé).

Zé Ângelo teve um apelido quando criança, "Ximbica", que ele ganhou de Pelé.

"A molecada ia me chamar pra jogar e o Pelé sempre estava junto. Chegavam no portão e gritavam Ximbica", lembrou Zé Ângelo, emocionado, mais uma vez em depoimento a Dirceu Cabral.

"O Pelé gostava de jogar bolinha de gude também. Fiquei santista por causa dele", recorda-se Zé Ângelo. Logo depois o menino Dico (Pelé) foi jogar no Baquinho, e depois rumou para a Vila Belmiro pelas mãos de Waldemar de Brito. O restante da história, todos conhecem....

ZÉ ÂNGELO, O GOLEIRO

"Como jogador, depois do começo pela Associação Atlética Timburiense, Zé Ângelo marcou época no futebol pirajuense durante o início da década de 1960. Zé Ângelo atuou no time do Piraju F.C, da cidade de Piraju-SP, equipe campeã em 1964 da Segunda Divisão (hoje A2) no estado de São Paulo, um time que tinha, entre outros, o meio-campista Nenê e o ponta-direita Peter, que pouco tempo depois foram negociados com o São Paulo Futebol Clube. Além do zagueiro Crespo que foi para o Bangu-RJ", conta Dirceu Cabral sobre Zé Ângelo.
 
"Um timaço tinha o Piraju", recorda-se com alegria o próprio Zé Ãngelo, que além de conterrâneo do jornalista Dirceu Cabral, também nasceu na mesma cidade (Timburi) do ex-zagueiro Pereira (campeão brasileiro pelo Bahia em 1988) e bicampeão japonês pelo Verdy Kawasaki e também de Careca, ex-volante do Rio Branco de Americana, Santo André e Corinthians.

 

OUTROS CLUBES

Além de ter defendido a meta do Piraju F.C., Zé Ângelo também vestiu as cores da Esportiva Avareense, de Avaré (SP) entre 1961 e 1962, ocasião em que a equipe disputava a Terceira Divisão de São Paulo. Zé Ãngelo ainda teve uma curta passagem pela Carlopolense, de Carlópolis (PR).

 

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Bah
    0
  • 2 Atl
    0
  • 3 Cor
    0
  • 4 Spo
    0
  • 5 Red
    0
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES