por Tufano Silva
Vicente Del Bosque, ex-volante que por muitos anos defendeu o Real Madrid e Seleção Espanhola, assumiu a Fúria como treinador em 2008. Dois anos mais tarde, em 2010, entrou para a história ao ser o comandante do primeiro título Mundial dos espanhóis, na Copa da África do Sul. Em 2012, ainda no comando da Espanha, Del Bosque conquistou o bicampeonato da Eurocopa, seu primeiro como treinador da equipe.
Del Bosque deixou oficialmente a seleção da Espanha no dia 4 de julho de 2016, após a derrota da Fúria para a Itália nas quartas de final da Eurocopa.
Nascido em Salamanca-ESP no dia 23 de dezembro de 1950, Del Bosque começou sua carreira futebolística em 1966, atuando nas categorias de base do Unión Deportiva Salamanca. Dois anos depois, se transferiu para o Real Madrid B, no qual se profissionalizou em 1969.
Foram duas temporadas jogando no segundo time do Real, deixando a equipe em 1971 para passar rapidamente por Córdoba e Castellón, até chegar à equipe principal do Real Madrid em 1973.
Foram 11 anos defendendo o clube merengue, conquistando por lá a Copa Espanhola por quatro vezes, e o Campeonato Espanhol em cinco oportunidades. Del Bosque também foi convocado algumas vezes pela Seleção Espanhola, atuando em 18 partidas e marcando um gol.
Da mesma forma em que começou como jogador, os primeiros passos de Vicente como treinador foram no time B do Real Madrid, em 1985. Ficou cinco temporadas à frente do clube, quando em 1990 assumiu outras funções no time merengue
Foi efetivado como treinador da equipe de Madrid em 1994. Entre idas e vindas, foram seis anos comandando o Real, e nesse período, o técnico conquistou duas Liga dos Campeões, dois Campeonato Espanhóis, duas Supercopas da Espanha, uma Supercopa Européia e um Mundial Interclubes.
Assumiu o Besiktas, da Turquia, em 2004, permanecendo por lá apenas por uma temporada e sem conseguir conquistar títulos.
Em 2008, após faturar a Eurocopa, Luis Aragonés deixou o cargo de treinador da Espanha, e a Real Federação Espanhola de Futebol convidou Del Bosque para assumir a vaga, tendo conquistado o primeiro Mundial da Espanha na Copa de 2010, na África do Sul. Na decisão, a seleção espanhola venceu a Holanda por 1 a 0, gol marcado por Iniesta no segundo tempo da prorrogação.
Em janeiro de 2013, Vicente Del Bosque foi escolhido o melhor treinador de 2012 e recebeu o prêmio das mãos de Luiz Felipe Scolari, em Zurique, na festa da Fifa.
Após a eliminação da Espanha na primeira fase da Copa do Mundo de 2014, Del Bosque colocou seu cargo à disposição da Federação Espanhola de Futebol, mas os dirigentes não aceitaram e decidiram continuar com o técnico no comando.
Saudade: Há sete anos morria Antoninho, ex-zagueiro do Palmeiras e Ferroviária
Ele residia em Araraquara. Foto: Portal Terceiro TempoAchados & Perdidos: O dia em que Milton Neves visitou a Couromoda, com Neto e Denilson Show
Parabéns, Benedito Ruy Barbosa, 94 anos! Ele foi repórter de campo, escreveu livro sobre Pelé e esteve em Muzambinho
A notória decadência do Grêmio e uma ducha fria na euforia colorada. Por Lino Tavares
F1: GP da Arábia Saudita encerra tríade de etapas seguidas com liderança de Norris ameaçada
'Cobranças de laterais no futebol deveriam ser feitas com os pés', sugere o Professor Paulo Strecht
Achados & Perdidos: Relembre momentos marcantes de Luciano do Valle, que nos deixava há 11 anos
Diante do lanterna Sport, Corinthians tenta superar seu 'inferno astral'; as equipes
Saudade: Há oito anos morria Kaneco, o inventor da "carretilha" no futebol
No Dia dos Povos Indígenas, veja todos os 'Índios' da seção 'Que Fim Levou?'
Achados & Perdidos: Muitos gols Dadá Maravilha pelo Galo