por Marcelo Rozenberg
Vantuir Galdino Gomes, o ex-zagueiro Vantuir, que se destacou no Atlético Mineiro nos anos 70, nasceu em Belo Horizonte no dia 16 de novembro de 1949. Começou a jogar no próprio Galo em 1969 e lá ficou até 1974, quando transferiu-se para o Flamengo.
Atualmente residindo em Belo Horizonte, tornou-se técnico de futebol.
Depois de passar pelo Flamengo, Vantuir retornou ao Galo em 1975, de onde saiu em 1978, para o Grêmio. No final da carreira, passou por América de São José do Rio Preto e Rio Branco do Espírito Santo.
Defendeu também a Seleção Brasileira em nove jogos, com oito vitórias e um empate, segundo o livro "Seleção Brasileira:90 anos", de Antonio Carlos Napoleão e Roberto Assaf. Com a camisa amarela, foi campeão da Taça da Independência em 1972.
Seu primeiro time foi o extinto Juventus de Divinópolis, em 1984. Em 1988, foi auxiliar de Telê Santana no Galo. Trabalhou também no América Mineiro, Atlético Mineiro, Al-Hali da Arábia Saudita, Mogi-Mirim, Volta Redonda, Democrata de Governador Valadares e Canedense. Em 2007, dirigiu o América durante o Campeonato Mineiro.
Conquistou títulos importantes na carreira de jogador. Pelo Galo sagrou-se campeão brasileiro em 1971 e mineiro em 1970, 76 e 78. Pelo Grêmio, levantou o título brasileiro em 1981 e os estaduais do Rio Grande do Sul em 1979 e 1980. Como treinador, deu a volta olímpica da Copa Árabe de 1994 pelo Al-Hali.
Atlético-MG vence, mas Cruzeiro vai à semi em clássico com VAR e confusão
Os comandados de Mano Menezes enfrentarão o vencedor do confronto entre Palmeiras e InternacionalPela Seleção Brasileira:
Defendeu também a Seleção Brasileira em 09 jogos com oito vitórias e um empate, segundo o livro "Seleção Brasileira ? 90 anos?, de Antonio Carlos Napoleão e Roberto Assaf. Com a camisa amarela, foi campeão da Taça da Independência em 1972.
Corinthians e Flamengo empatam em jogo de defesas e muito VAR em Itaquera
Súmula ignora, mas copo atirado em Gabigol pode dar punição ao Corinthians
Está no caminho? Desempenho agrada corintianos, que agora querem resultados
Luis Fabiano: "Falam que tenho a cara do Corinthians. É um respeito legal"
E. Ribeiro e Vitinho têm lesões detectadas e desfalcam Fla na Libertadores
São Paulo piora no 2º tempo? Números negam tese em meio a jejum de vitórias
Cavalo e simbologia
Jesus reprova protesto no Flamengo: "paixão pelo clube não é isso"
Os cavalos sentem frio?
As belas da Stock na etapa decisiva do campeonato, em Interlagos
BRASILEIRÃO 2019