por Marcelo Rozenberg
Vantuir Galdino Gomes, o ex-zagueiro Vantuir, que se destacou no Atlético Mineiro nos anos 70, nasceu em Belo Horizonte no dia 16 de novembro de 1949. Começou a jogar no próprio Galo em 1969 e lá ficou até 1974, quando transferiu-se para o Flamengo.
Atualmente residindo em Belo Horizonte, tornou-se técnico de futebol.
Depois de passar pelo Flamengo, Vantuir retornou ao Galo em 1975, de onde saiu em 1978, para o Grêmio. No final da carreira, passou por América de São José do Rio Preto e Rio Branco do Espírito Santo.
Defendeu também a Seleção Brasileira em nove jogos, com oito vitórias e um empate, segundo o livro "Seleção Brasileira:90 anos", de Antonio Carlos Napoleão e Roberto Assaf. Com a camisa amarela, foi campeão da Taça da Independência em 1972.
Seu primeiro time foi o extinto Juventus de Divinópolis, em 1984. Em 1988, foi auxiliar de Telê Santana no Galo. Trabalhou também no América Mineiro, Atlético Mineiro, Al-Hali da Arábia Saudita, Mogi-Mirim, Volta Redonda, Democrata de Governador Valadares e Canedense. Em 2007, dirigiu o América durante o Campeonato Mineiro.
Conquistou títulos importantes na carreira de jogador. Pelo Galo sagrou-se campeão brasileiro em 1971 e mineiro em 1970, 76 e 78. Pelo Grêmio, levantou o título brasileiro em 1981 e os estaduais do Rio Grande do Sul em 1979 e 1980. Como treinador, deu a volta olímpica da Copa Árabe de 1994 pelo Al-Hali.
Atlético-MG vence, mas Cruzeiro vai à semi em clássico com VAR e confusão
Os comandados de Mano Menezes enfrentarão o vencedor do confronto entre Palmeiras e InternacionalPela Seleção Brasileira:
Defendeu também a Seleção Brasileira em 09 jogos com oito vitórias e um empate, segundo o livro "Seleção Brasileira ? 90 anos?, de Antonio Carlos Napoleão e Roberto Assaf. Com a camisa amarela, foi campeão da Taça da Independência em 1972.
Achados & Perdidos: A memorável entrevista de Maradona a Milton Neves; argentino completaria 65 anos hoje
Organização do GP São Paulo de F1 promove melhorias para evitar 'perrengues' enfrentados pelo público em 2024
Joseval Peixoto, icônico nome do rádio, vai lançar sua biografia em novembro
Achados & Perdidos: Em 2017 o 'Arraiá do Mirtão' marcou reencontro de amigos da Jovem Pan
Achados & Perdidos: Há 35 anos, pela Seleção Brasileira, Neto entrava no lugar de Pelé e marcava gol
Van Basten, 61 anos! Relembre o golaço do aniversariante holandês na final da Euro em 1988
Está lançada a campanha do livro 'Glória e Drama de um Guerreiro, a biografia de Toninho'. Por Odir Cunha
Parabéns, Eduardo Amorim e Celso Roth! Dois aniversariantes com títulos marcantes
Achados & Perdidos: A última vez que Pelé e Garrincha disputaram uma partida oficial
Saudade: Há um ano morria Fantick, ex-lateral da Portuguesa e do Botafogo-PB