Valdir Appel

Ex-goleiro do Vasco da Gama

Valdir Appel, ex-goleiro do Vasco da Gama entre 66 e 73, estava na reserva de Andrada quando do milésimo gol de Pelé, mora em Brusque (SC), onde nasceu. Valdir preside o Paysandu de Brusque-SC, clube que o lançou profissionalmente em 1963.

Emprestado ao América-RJ em 1965, teve seu passe adquirido em 1966 pelo Clube de Regatas Vasco da Gama. Por lá ficou até 1972 e foi bicampeão de aspirantes (1966-67) e campeão carioca (1970).

Vestiu outras camisas: Clube Atlético Carlos Renaux (Brusque), Palmeiras (Blumenau, SC), Sport Club do Recife (PE), Campo Grande Atlético Clube, Volta Redonda e Bonsucesso (RJ), América de Natal e Alecrim (RN), Ceub (DF), Goiânia, Atlético de Goiás e Rio Verde (GO) - este último no fim da carreira, em 1982. O loiro Valdir Appel acabou sendo considerado um goleiro sem sorte, porque em um jogo do Vasco da Gama contra o Bangu, válido pelo campeonato carioca, acabou marcando um gol contra. Ele tentou lançar a bola com as mãos, mas acabou fazendo o movimento errado e a jogou para dentro das próprias redes.

Nascido em 1° de maio de 1946, Valdir é casado com Rosélis Appel e tem um casal de filhos: Isadora e Eduardo.

Já lançou três livros de crônicas, tendo o futebol como pano de fundo, que reúnem histórias e causos do tempo em que pisava dentro das quatro linhas, sobre jogadores das equipes em que atuou, jogos, e personagens folclóricos.

Em 2006 lançou o livro na “Boca do Gol”; em 2010 “O Goleiro Acorrentado”, e em 2014 “Onde ele pisa nascem histórias”.            

Colunista esportivo

Valdir enveredou  também pelo caminho do colunismo esportivo, possuindo coluna no jornal "Em Foco", de sua cidade, Brusque, e mantém um blog “Na boca do gol” http://valdirappel.blogspot.com.br

Acompanhe abaixo momentos da campanha do Santos FC no título do Robertão de 1968, num trabalho feito por Wesley Miranda, da ASSOPHIS (Associação dos Pesquisadores e Historiadores do Santos FC). Valdir Appel era o goleiro do Vasco no jogo decisivo.

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Fla
    58
  • 2 Pal
    50
  • 3 San
    48
  • 4 Cor
    43
  • 5 São
    43
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES