Alveiro Lopes Usuriaga, o "Palomo Usuriaga", ex-meia do Santos em 1996, morreu vítima de homicídio no dia 11 de fevereiro de 2004, em Cali. Usuriaga estava na porta de casa quando foi baleado por um rapaz, que segundo testemunhas era menor de idade.
Usuriaga foi uma das grandes promessas do futebol colombiano no final dos anos 80 e começo dos anos 90. Além do Santos, clube que defendeu no Campeonato Brasileiro de 1996, Usuriaga jogou pelo Nacional de Medellin, Atlético de Medellin, Carabobo FC, Barcelona (Equador), Independiente (Argentina), Necaxa (México), Revolution (Estados Unidos), entre outras equipes.
Nascido no dia 12 de junho de 1966, em Cali (Colômbia), Usuriaga chegou à Vila Belmiro com a difícil missão de substituir Giovanni, que foi destaque do time no Brasileirão de 95. O colombiano, de cabelo rastafari, era técnico, mas não conseguiu vingar no Santos. Teve uma passagem meteórica pelo Peixe.
No alvinegro da Vila, ele (na época com 85kg e 1m92 de altura) jogou ao lado de Jamelli, Robert, Marcos Assunção, Edinho, Camanducaia, Baiano, entre outros jogadores.
O corpo do ex-jogador, que morreu aos 37 anos, foi sepultado no Cemitério Metropolitano do Sul de Cali. A cerimônia foi acompanhada por vários fãs de Usuriaga.
por Rogério Micheletti
Saudade: Há dois anos morria o jornalista Gil Rocha
Profissional trabalhou em emissoras de rádio e televisão do Paraná. Foto:InstagramAchados & Perdidos: Brasil derrotava a Alemanha e conquistava o penta há 23 anos
Ronaldo brilhou na decisão da Copa de 2002. Foto: ReproduçãoO dia em que Milton Neves palestrou para varejistas de todo o Brasil
Fluminense define sua permanência na Copa do Mundo de Clubes contra o Mamelodi; os times
Parabéns, Riquelme! Veja alguns gols ídolo do Boca Juniors, que completa 47 anos
Parabéns, Carlos Alberto Pintinho! Ex-meia que brilhou no Flu completa 70 anos
Saudade: Juan Manuel Fangio, que nascia há 114 anos, na conquista de seu primeiro título na F1
Jogando pela liderança do Grupo D, Flamengo enfrenta o eliminado Los Angeles FC
Achados & Perdidos: A primeira Copa do Mundo conquistada pela Argentina, há 47 anos
Fogão Made In Brasil! Por Ricardo Setyon
Olhos no retrovisor: Um dia histórico para a Renault e Fernando Alonso na F1
Achados & Perdidos: Francisco Rebolo, o artista que desenhou o atual distintivo do Corinthians