Alveiro Lopes Usuriaga, o "Palomo Usuriaga", ex-meia do Santos em 1996, morreu vítima de homicídio no dia 11 de fevereiro de 2004, em Cali. Usuriaga estava na porta de casa quando foi baleado por um rapaz, que segundo testemunhas era menor de idade.
Usuriaga foi uma das grandes promessas do futebol colombiano no final dos anos 80 e começo dos anos 90. Além do Santos, clube que defendeu no Campeonato Brasileiro de 1996, Usuriaga jogou pelo Nacional de Medellin, Atlético de Medellin, Carabobo FC, Barcelona (Equador), Independiente (Argentina), Necaxa (México), Revolution (Estados Unidos), entre outras equipes.
Nascido no dia 12 de junho de 1966, em Cali (Colômbia), Usuriaga chegou à Vila Belmiro com a difícil missão de substituir Giovanni, que foi destaque do time no Brasileirão de 95. O colombiano, de cabelo rastafari, era técnico, mas não conseguiu vingar no Santos. Teve uma passagem meteórica pelo Peixe.
No alvinegro da Vila, ele (na época com 85kg e 1m92 de altura) jogou ao lado de Jamelli, Robert, Marcos Assunção, Edinho, Camanducaia, Baiano, entre outros jogadores.
O corpo do ex-jogador, que morreu aos 37 anos, foi sepultado no Cemitério Metropolitano do Sul de Cali. A cerimônia foi acompanhada por vários fãs de Usuriaga.
por Rogério Micheletti
Esporte Sem Firula: confira o programa desta terça-feira (19)
O programa vai ao ar de segunda a sexta, das 12h às 14hAchados & Perdidos: Nos 47 anos do título brasileiro do Guarani, relembre uma entrevista exclusiva do saudoso Carlos Alberto Silva
Nos 121 anos de futebol do Botafogo, relembre o título brasileiro do Glorioso em 1995
O jornalista e radialista Amilton Franco é o convidado de Marcos Falopa na live desta terça-feira
Saudade: Gilmar Fubá, querido da torcida corintiana, completaria 50 anos hoje
Em vídeo, 'Antes & Depois' de tenistas brilhantes, que conquistaram muitos títulos no saibro e na grama
Achados & Perdidos: Gilmar, ex-goleiro do Palmeiras, em atuação impressionante contra o Timão de Sócrates
Morumbi lotado é prova de um Santos com enorme apelo popular. Por Odir Cunha
Achados & Perdidos: O dia em que Milton Neves recebeu seu Título de Cidadão Guaranesiano
PSG, 55 anos! Saiba quem foi o primeiro brasileiro a jogar pelo clube francês
Líder do Brasileiro, Flamengo recebe o Inter pela Libertadores; os times