Urbano Caldeira foi um dos mais emblemáticos santistas de todos os tempos. Nascido em Florianópolis em 09 de janeiro de 1890, faleceu jovem em 13 de março de 1933, um dia depois do primeiro jogo do Santos no profissionalismo em que foi goleado pelo São Paulo por 5 a 1. Foi goleiro e treinador da equipe alvinegra, por quem tinha tanto amor que muitas vezes foi visto aparando o gramado da Vila Belmiro. Tamanha dedicação não passou imune às mentes dos cartolas, que dias após o falecimento de Caldeira, concederam seu nome ao estádio, em 1933. Em 1938, o Santos instituiu que o dia 9 de janeiro (quando nasceu o histórico nome peixeiro) passaria a ser o "Dia de Urbano Caldeira".
Foram 20 anos de total dedicação ao clube. Amor que começou quando foi transferido de São Paulo para trabalhar como escriturário da Alfândega na Baixada Santista. Logo associou-se ao Santos. Caldeira chegou até a plantar árvores e cuidar dos jardins das dependências do Peixe. Seus amigos costumavam dizer que acordava Santos FC, passava o dia Santos FC e dormia Santos FC.
Por Marcelo Rozenberg
F1: Antonelli surpreende em Miami e parte do primeiro lugar na Sprint
Italiano foi perfeito em sua última tentativa. Foto: Mercedes-AMG PETRONAS F1 TeamParabéns, Dodô! Veja um golaço do aniversariante que está completando 51 anos!
Atacante decretou a vitória do Peixe contra o Inter no Beira-Rio. Foto: ReproduçãoDia do Goleiro: Veja as quatro vezes em que Pelé defendeu a meta do Santos
Morre Jair da Costa, campeão com a seleção em 62 e ídolo da Inter de Milão
Saudade: Há dez anos morria Tchê, o preparador de motores de kart de Ayrton Senna
Parabéns, Rondinelli, 70 anos! Ele fez histórico gol pelo Flamengo em 1978
De olho na liderança do Brasileiro, Flamengo recebe o Corinthians; os times
Saudade: Há dois anos morria Zé Carlos Lebeba, ex-meio-campista do Vasco e Náutico
Achados & Perdidos: Há 105 anos o Palestra Itália comprava o Parque Antárctica
Olhos no retrovisor: Lella Lombardi entrava para a história da Fórmula 1 há 50 anos, pontuando
Embalado, São Paulo tem o Ceará pela frente no Brasileiro; as equipes
Saudade: Há 56 anos a tragédia que vitimou Lidu e Eduardo e originou o apelido 'porco' do Palmeiras