Silvio Lancellotti

Jornalista esportivo
por Diogo Miloni

Além de um ótimo jornalista, foi arquiteto, gastrônomo e escritor, este foi o versátil Silvio Lancellotti. Em 2012, deixou o time de comentaristas do canal de esportes ESPN Brasil, onde atuou por 10 anos.
 
Em setembro de 2022, enfrentando problemas de saúde, passou por um período de internação no Hospital Oswaldo Cruz, na capital paulista. Após receber alta, sofreu um infarto no dia 6 de setembro, em sua residência, e acabou falecendo no dia 13 de setembro de 2022, aos 78 anos de idade.

Natural de São Paulo, Silvio Eduardo de Assis Pacheco Lancellotti nasceu em 16 de agosto de 1944, em São Vicente, litoral paulista, e formou-se em arquitetura, chegando a exercer a profissão na Prefeitura da cidade de São Paulo.

Em 1968, integrou a equipe que fundou a revista "Veja", em uma época que muitas opiniões sofriam com a censura da ditatura militar. Ainda na mídia impressa, foi redator-chefe da revista "IstoÉ", diretor de redação da revista "Vogue" e colaborador dos maiores jornais da capital paulista, o Estado de São Paulo e a Folha de São Paulo.
 
No dia 21 de maio de 2012, Lancellotti se despediu da ESPN no ar, durante a final da Copa da Itália entre Juventus x Napoli. Na ocasião, ele anuciou que ganharia um Blog no portal R7, apropriadamente batizado de "Copa & Cozinha".
 
Silvio sempre foi um grande admirador do futebol, esta paixão nasceu quando ele escutava no rádio as partidas da Seleção Brasileira, ao lado de seu avô. Para o paulistano, não houve jogador maior que Pelé, e talvez nunca mais exista um igual.

Na televisão, apresentou programas gastronômicos e foi comentarista esportivo na Rede Record, Rede Manchete e Rede Bandeirantes, sempre demonstrando conhecer muito bem o futebol italiano.

Em 1972, o arquiteto foi para os Estados Unidos para estudar jornalismo na Universidade de Stanford, e ocasionalmente cobriu três dos maiores fatos da história americana, as mortes de Martin Luther King e Bobby Kennedy e a reeleição de Richard Nixon.

A gastronomia passou de um simples hobby para uma fonte de renda e criatividade. Silvio Lancelotti já escreveu mais de dez livros sobre culinária, sendo que suas especialidades sãos as massas italianas.

A obra mais famosa do escritor é "Honra ou Vendetta", um romance que foi transformado em novela pela Record, passando a chamar-se "Poder Paralelo".

O jornalista e critico gastronômico carrega em sua bagagem sete Copas do Mundo e cinco Jogos Olímpicos, além de outras diversas experiências dentro e fora do país.
 
EM 19 DE OUTUBRO DE 2017, RICARDO BUCCI, DO BLOG "BOTÕES PARA SEMPRE" PUBLICOU UMA ENTREVISTA COM SILVIO LANCELOTTI.  CLIQUE AQUI E VEJA A ENTREVISTA

CRÔNICA EM HOMENAGEM A SILVIO LANCELOTTI

O jornalista Julio Gomes publicou uma crônica em homenagem a Silvio Lancelotti no dia 24 de outubro de 2020, no UOL. Clique aqui e veja.

No dia 22 de maio de 2019, o Portal UOL publicou belísima entrevista com Silvio Lancelotti. Clique aqui e leia!

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES