por Rogério Micheletti
Silas, ex-goleiro do Santos, em 1983, e da Internacional de Limeira, campeã paulista de 1986, mora hoje na cidade de Ourinhos (SP).
Lá, ele trabalha na revelação de novos valores para o futebol do Brasil. Em Ourinhos, cidade do interior de São Paulo, também moram Newmar, antigo zagueiro corpulento do Grêmio de Porto Alegre (RS) e do Bahia.
Nascido na própria Ourinhos, em 13 de abril de 1956, Silas Carrere começou jogando na equipe da cidade do bairro Vila da Barra Funda. Também atuou no Milan, da Vila Margarida, antes de defender o União Bandeirantes (PR) e o Santos.
No Peixe, Silas não conseguiu se firmar como titular. Chegou a disputar posição com Marolla e Ademir Maria. Com a chegada do uruguaio Rodolfo Rodriguez, em 83, ficou praticamente impossível ficar com a camisa 1 do alvinegro da Vila.
Em 1986, na Internacional de Limeira, viveu o melhor momento de sua carreira com a conquista do título estadual. Silas era o goleiro do time comandado por Pepe que tinha ainda: João Luiz, Bolívar, Juarez, Pecos, Manguinha, Gilberto Costa, João Batista, Tato, Kita e Lê.
"O Silas era um grande goleiro. Sua presença foi marcante naquele time da Internacional da Limeira. Além do Silas, eu gostava também do futebol do Bolívar, um zagueiro de muita raça. Costumo me espalhar no Bolívar quando jogo as minhas peladas", conta o produtor de esportes e musical Zeca MCA.
Olhos no retrovisor: Felipe Massa se despedia da Fórmula 1 há sete anos
Brasileiro, então na Williams, durante o GP de Abu Dhabi. Foto: Williams RacingParabéns, Bobô, 62 anos. O craque que ganhou homenagem em música de Caetano Veloso
O ídolo do Bahia e o cantor e compositor no Estádio de Pituaçu. Foto: DivulgaçãoParabéns, Ronaldo Giovanelli! Um dos grandes ídolos do Corinthians, o ex-goleiro faz 57 anos!
Embalado, após quatro vitórias, Corinthians recebe o Cruzeiro em Itaquera; as formações
Olhos no retrovisor: Rival de Senna na F3, veja Martin Brundle guiando a Brawn-GP campeã de 2009
Líder do Brasileiro, Botafogo vai a Minas para encarar o Galo em baixa; os times
Achados & Perdidos: Há 19 anos, o pênalti não marcado em Tinga que poderia mudar a história do Brasileirão de 2005
F1: GP de Las Vegas pode marcar o tetracampeonato de Verstappen; a programação
Achados & Perdidos: Há 60 anos, Santos 11 x 0 Botafogo-SP, com oito gols de Pelé!
Renato Portaluppi e Dorival Júnior, 'personas non gratas' no Grêmio e na Seleção. Por Lino Tavares
Com quatro vitórias seguidas, Inter viaja para pegar o Vasco; os times
Saudade: Há oito anos morria Solitinho, ex-goleiro do Corinthians