Rogério Hetmanek

Ex-ponta do Botafogo, Flamengo e Seleção Brasileira
por Rogério Micheletti
 
O carioca Rogério Hetmanek, nascido no dia 2 de agosto de 1948, ex-ponta-direita do Botafogo do Rio (e um pouquinho do Flamengo e do Santos também no início dos anos 70) e nosso "23º" jogador na Copa de 70, vive em São Paulo (SP), no bairro de Moema, e é reverendo da Igreja Messiânica, a IMBB, exercendo a partir de 2007 o cargo de presidente no Brasil da Fundação Mokiti Okada, que atua nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, agricultura natural e artes.

Formado em Direito,  Rogério é especializado em Filosofia pela PUC do Paraná e mestre também em Filosofia pela PUC de São Paulo. Tem quatro filhos e cinco netos.

Olheiro em 1970:

Ele foi cortado antes do prazo final para as inscrições dos jogadores para a Copa do Mundo de 1970, no México. Contundido, Rogério foi cortado por Zagallo e em seu lugar foi chamado o novato goleiro Emerson Leão, atendendo a pedidos de Félix, titular, e Ado, segundo goleiro.

Muito querido, o ponta do Botafogo foi convidado a permanecer na delegação e funcionou como "olheiro" de outros jogos da Copa, ao lado de Carlos Alberto Parreira.

Antes, Rogério era ministro da Igreja Messiânica no Rio de Janeiro, na Rua Xavier da Silveira, em Copacabana. Ele entrou para a igreja ao perder um filho com apenas cinco dias de vida. Entre seus principais títulos como jogador estão os de campeão da Taça Brasil de 1968 e bicampeão carioca (1967 e 68) pelo Glorioso e campeão carioca de 1972 pelo Flamengo.

Dentre outros, Rogério atuou no Botafogo ao lado de: Wendell, Cao, Moreira, Zé Carlos, Roberto Miranda, Valtencir, Carlos Roberto, Marinho Chagas, Gérson, Roberto Miranda, Jairzinho e Paulo César Caju.

Pelo Flamengo, Rogério disputou 117 jogos (50 vitórias, 33 empates e 34 derrotas) e marcou sete gols. Esses números estão no "Almanaque do Flamengo", de Roberto Assaf e Clóvis Martins.
 

 No player abaixo, ouça a participação de Rogério Hetmanek no "Domingo Bandeirantes" do dia 16 de junho de 2020: 

TerceiroTempo · Rogério Hetmanek, ex-Botafogo, participa do "Domingo Bandeirantes"
 
ver mais notícias

Pelo Flamengo:

Atuou em 117 jogos, sendo 0 vitórias, 33 empates e 34 derrotas. Marcou 7 gols.
Fonte: "Almanaque do Flamengo", de Roberto Assaf e Clóvis Martins.

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Bah
    0
  • 2 Atl
    0
  • 3 Cor
    0
  • 4 Spo
    0
  • 5 Red
    0
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES