Por Roberto Gozzi
Rodrigo Santana, ex-jogador e atual treinador de futebol. Foi demitido do comando técnico do Atlético-MG em outubro de 2019. Seu último clube foi o Coritiba, clube que o demitiu em 13 de dezembro de 2020, após pouco mais de um mês de trabalho.
Casado com Gabriela Santana e pai de Sofia e Rodrigo Filho, o treinador nasceu no dia 29 de maio de 1982, em Santos.
Nascido e criado no bairro Saboo, onde está localizado o Centro de Treinamento Meninos da Vila, Rodrigo começou a jogar futebol aos 5 anos de idade, no time Portuário e em seguida foi para as categorias de base do Santos e também do Jabaquara.
Como jogador profissional, Rodrigo atuou por vários times da região Sul e Nordeste do Brasil, além de pequenas passagens pela Bolívia e Hungria.
Aos 28 anos, o então meio-campista teve uma lesão na mão e precisou engessar, ficando três meses parado. Nesse tempo Rodrigo foi convidado para ser auxiliar técnico do Camboriú, de Santa Catarina, e deu fim ao seu ciclo como jogador e iniciou a carreira de treinador.
Como auxiliar, Rodrigo passou por Pinheiros, Barueri e Uberaba. Como técnico profissional, comandou o União Suzano, Juventus (onde fez grande sucesso), o próprio Uberaba e o URT.
Em entrevista ao jornalista Roberto Gozzi, em outubro de 2016, Rodrigou declarou-se um estudioso do futebol. Na época, foi anunciado como técnico do URT (União Recreativa dos Trabalhadores).
Começou a trabalhar no Atlético-MG em julho de 2018 como coordenador técnico auxiliar das categorias de base. Três meses depois passou para o comando técnico da equipe sub-20. Com a demissão de Levir Culpi, assumiu o time principal de forma interina em 12 de abril de 2019. Já em 24 de junho do mesmo ano foi efetivado como treinador do Galo, com contrato até o término da temporada. Porém, em 13 de outubro de 2019 Rui Costa, diretor de futebol do Atlético-MG, anunciou a demissão de Rodrigo Santana, após a equipe perder para o Grêmio por 4 a 1, no Independência.
Após passagem pelo Galo, Rodrigo foi anunciado como novo técnico do Avaí no dia 16 de fevereiro de 2020, clube onde permaneceu até agosto do mesmo ano quando foi demitido antes de chegar ao Coritiba. NO Coxa, onde foi anunciado no início de novembro de 2020, o treinador trabalhou até dezembro do mesmo ano, quando foi demitido.
No dia 15 de dezembro de 2019, Rodrigo Santana participou do Domingo Esportivo Bandeirantes. Confira a íntegra da entrevista abaixo:
Saiba como Fábio Carille influenciou a carreira do técnico interino do Atlético-MG
Rodrigo Santana mudou carreira por conselho do amigo Carille. Foto: Bruno Cantini/Divulgação/Atlético-MG/Via UOLMorumbi lotado é prova de um Santos com enorme apelo popular. Por Odir Cunha
Achados & Perdidos: Gilmar, ex-goleiro do Palmeiras, em atuação impressionante contra o Timão de Sócrates
Saudade: Todos os gols de Rincón pelo Corinthians; colombiano completaria 59 anos
Achados & Perdidos: Jair, o 'Príncipe Jajá', relembrando o tri do Inter e enaltecendo o saudoso Gilberto Tim
Portuguesa de Desportos,105 anos! Relembre de jogadores que brilharam pela Lusa do Canindé!
Dono da melhor campanha na fase de grupos, Palmeiras encara o Universitário em Lima; as equipes
Parabéns, Caio Ribeiro, 50 anos! Imagens raras do aniversariante no futebol de salão do São Paulo
Saudade: Há um ano morria Ivair, o 'Príncipe', ídolo da Portuguesa de Desportos
Achados & Perdidos: Inter campeão da Libertadores há 19 anos
Morreu Zé Leite, ex-ponta revelado pelo Vila Nova (MG) e campeão estadual com o Furacão