Rodrigo Santana

Técnico de futebol

Por Roberto Gozzi

Rodrigo Santana, ex-jogador e atual treinador de futebol. Foi demitido do comando técnico do Atlético-MG em outubro de 2019. Após passagem pelo Galo e Avaí, foi anunciado como novo treinador do Coritiba no dia 30 de outubro de 2020.

Casado com Gabriela Santana e pai de Sofia e Rodrigo Filho, o treinador nasceu no dia 29 de maio de 1982, em Santos.

Nascido e criado no bairro Saboo, onde está localizado o Centro de Treinamento Meninos da Vila, Rodrigo começou a jogar futebol aos 5 anos de idade, no time Portuário e em seguida foi para as categorias de base do Santos e também do Jabaquara.

Como jogador profissional, Rodrigo atuou por vários times da região Sul e Nordeste do Brasil, além de pequenas passagens pela Bolívia e Hungria.

Aos 28 anos, o então meio-campista teve uma lesão na mão e precisou engessar, ficando três meses parado. Nesse tempo Rodrigo foi convidado para ser auxiliar técnico do Camboriú, de Santa Catarina, e deu fim ao seu ciclo como jogador e iniciou a carreira de treinador.

Como auxiliar, Rodrigo passou por Pinheiros, Barueri e Uberaba. Como técnico profissional, comandou o União Suzano, Juventus (onde fez grande sucesso), o próprio Uberaba e o URT.

Em entrevista ao jornalista Roberto Gozzi, em outubro de 2016, Rodrigou declarou-se um estudioso do futebol. Na época, foi anunciado como técnico do URT (União Recreativa dos Trabalhadores).

Começou a trabalhar no Atlético-MG em julho de 2018 como coordenador técnico auxiliar das categorias de base. Três meses depois passou para o comando técnico da equipe sub-20. Com a demissão de Levir Culpi, assumiu o time principal de forma interina em 12 de abril de 2019. Já em 24 de junho do mesmo ano foi efetivado como treinador do Galo, com contrato até o término da temporada. Porém, em 13 de outubro de 2019 Rui Costa, diretor de futebol do Atlético-MG, anunciou a demissão de Rodrigo Santana, após a equipe perder para o Grêmio por 4 a 1, no Independência.

Após passagem pelo Galo, Rodrigo foi anunciado como novo técnico do Avaí no dia 16 de fevereiro de 2020, clube onde permaneceu até agosto do mesmo ano quando foi demitido antes de chegar ao Coritiba. 

No dia 15 de dezembro de 2019, Rodrigo Santana participou do Domingo Esportivo Bandeirantes. Confira a íntegra da entrevista abaixo:

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Bah
    0
  • 2 Atl
    0
  • 3 Cor
    0
  • 4 Spo
    0
  • 5 Red
    0
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES