Robertinho

Ex-ponta do Fluminense e Flamengo
por Rogério Micheletti

O baixinho ponta-direita do Fluminense, do Flamengo, do Palmeiras, do Sport Recife e do Internacional (RS), Roberto Oliveira Gonçalves do Carmo, o Robertinho, tornou-se treinador de futebol.
 
Carioca, nascido em 20 de junho de 1960, Robertinho treinou várias equipes brasileiras, entre elas o Pelotas, São Bento, Fluminense e América-RJ, para depois engrenar carreira na África, passando por quatro clubes da Tunísia. Atualmente comanda o Rayon Sports, de Ruanda.

Um ponteiro extremamente rápido, Robertinho começou sua carreira no Tricolor das Laranjeiras e foi para o Flamengo no início dos anos 80. Na Gávea, ele foi um reserva de luxo e ajudou o Fla a conquistar alguns títulos, entre eles o Brasileiro de 1983.

"Foi marcante fazer a jogada que resultou no terceiro gol do Flamengo (marcado por Adílio) contra o Santos na final do Brasileiro de 83", lembra o ex-ponta, que fez 47 partidas com a camisa rubro-negra, sendo 22 vitórias, 11 empates e 14 derrotas. O ponta marcou 11 gols pelo Fla.

Antes de brilhar no Sport Recife, onde foi campeão brasileiro de 1987 atuando ao lado do meia Ribamar, do lateral-direito Betão, do zagueiro Marco Antônio, entre outros, Robertinho teve uma passagem rápida pelo Palmeiras. Foram apenas 25 jogos (11 vitórias, oito empates e seis derrotas) e fez três gols.

Depois do Leão da Ilha, Robertinho ainda vestiu as camisas do Internacional-R e do Atlético Mineiro (ao lado do meia Renato Pé Murcho e do saudoso centroavante Gérson). O Galo, aliás, foi o último clube que defendeu no Brasil, em 1989. Em seguida foi para o Nacional da Madeira (Portugal) e encerrou sua carreira pelo Grössenbacher, da Suíça, em 1995.

Fontes: Almanaque do Flamengo e do Palmeiras
ver mais notícias

Pelo Flamengo:

Atuou em 47 jogos, sendo 22 vitórias, 11 empates e 14 derrotas. Marcou 11 gols.
Fonte: Almanaque do Flamengo de Roberto Assaf e Clóvis Martins

Pelo Palmeiras:

Atuou em 25 jogos, sendo 11 vitórias, 8 empates e 6 derrotas. Marcou 3 gols.

Fonte: Almanaque do Palmeiras, de Celso Unzeltti e Mário Sérgio Venditti

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Fla
    90
  • 2 San
    71
  • 3 Pal
    71
  • 4 Grê
    65
  • 5 Ath
    63
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES