Renner

Clube extinto de Porto Alegre
Fundado em 27 de julho de 1931 por funcionários da A.J.Renner & Cia., o Renner foi um dos mais tradicionais clubes de Porto Alegre do século XX até ser extinto, em 1957, devido a dívidas da empresa. Disputou por vários anos campeonatos de divisões menores até viver seu auge na década de 1950, com a conquista dos campeonatos da cidade de Porto Alegre e Gaúcho.
Seus dirigentes participaram, em 1936, da fundação da Liga Atlética Porto Alegrense. Dois anos depois, comemoram a conquista do Torneio Início e do campeonato municipal. Em meados da década de 40, finalmente a equipe subiu para a primeira divisão.
A conquista do Gauchão de 1954 ficou marcada na história do futebol do Rio Grande do Sul por um fato inusitado. Depois disso, apenas em 1998 uma equipe que não Internacional ou Grêmio voltou a beliscar o caneco estadual. Coube ao Juventude, de Caxias do Sul, quebrar essa escrita.
Os maiores ídolos da história do Renner estavam em campo na conquista de 1954. O goleiro Valdir Joaquim de Moraes, que anos depois vestiria a camisa do Palmeiras, e o meia Ênio Andrade, que se tornou um dos mais vitoriosos treinadores brasileiros.
Para chegar a este título estadual, o clube participou de um triangular com Brasil de Pelotas e Ferrocarril de Uruguaiana. No dia 03 de abril de 1955, deu a volta olímpica ao bater o Brasil por 3 a 0. O time atuou com Valdir de Moraes, Bonzo, Ênio Rodrigues, Orlando (Olavo) e Paulistinha; Leo e Ênio andrade; Pedrinho, Breno Melo, Juarez e Joeci.
Por Marcelo Rozenberg
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES