Raul Marcel

Ex-goleiro do Palmeiras
Raul Marcel nasceu em São Paulo no 06 de fevereiro de 1948 e morreu em 30 de março de 2011, na cidade de Montes Claros, em Minas Gerais, devido a um aneurisma cerebral.

O grande reserva de Leão deixou a viúva Elci, três filhos (Rodrigo Marcel, Christiano Luis e Bruna) e três netas (kaiza, Carolina (filhas de Rodrigo) e Bruna (filha de Christiano).

O ex-arqueiro palmeirense que morou os últimos anos de vida em Bocaiúva, norte de Minas Gerais, tinha ido a Montes Claros, para realizar uma cirurgia na "Santa Casa Olhos" para voltar a enxergar, já que havia ficado cego devido a diabetes.

O procedimento cirúrgico obteve grande sucesso e já no repouso na casa de seu  filho Rodrigo, após assistir TV junto à família, sofreu um aneurisma cerebral que o levou a óbito.

Segundo os médicos, o aneurisma não foi em decorrência da cirurgia.

Anteriomente havia sofrido dois infartos - o primeiro quando morava no bairro do Brooklin, em São Paulo - e perdeu  99,5% da visão decorrente de graves crises de diabetes.

A sua fiel escudeira Elci,  vive hoje ao lado dos filhos Christiano e Rodrigo. Este, trabalha em Montes Claros.

Mesmo com a saúde precária, Raul Marcel continuava acompanhando tudo sobre futebol no rádio e na TV e tinha esperança de voltar a revelar jogadores para o futuro do futebol do Brasil.

E até os últimos suspiros mantinha bom humor: era feliz e grato por tudo que recebeu de Deus. Mesmo em momentos tristes, jamais se apegou às falsas "salvações" como álcool e drogas.

Abaixo, confira o currículo completo da carreira do ex-jogador.

Em 1963, Raul Marcel começou suas atividades esportivas na Sociedade Esportiva Palmeiras, como atleta na categoria infantil de futebol de salão, sendo campeão do Torneio Emissoras Reunidas, no mesmo ano vice-campeão brasileiro pela seleção paulista de futebol de salão. Em 1964, disputou Campeonatos Paulistas de Futebol, nas categorias amadoras da Sociedade Esportiva Palmeiras, sendo campeão paulista na categoria infantil.

Em 1967, Campeão Brasileiro pela seleção paulista de futebol, categoria juvenil, vice-campeão sul-americano juvenil com a seleção brasileira. Em 1968, foi campeão do Torneio Pré-Olímpico pela Seleção Brasileira. No mesmo ano, disputou a 19ª Olimpíada do México.

Em 1969 tornou-se profissional pela Sociedade Esportiva Palmeiras, disputando o Campeonato Paulista de Futebol Profissional, pelo América Futebol Club, de São José do Rio Preto-SP. Neste ano, também disputou o Campeonato da 1ª divisão pelo Esporte Club Noroeste de Bauru, voltando em 1970 para a Sociedade Esportiva Palmeiras, sagrando-se campeão paulista em 1972.

Raul Marcel também conquistou os seguintes títulos:

-Torneio Governador Laudo Natel (1972) -Torneio Mar del Plata (1972) -Campeão Brasileiro (1972) -Bi-Campeão Brasileiro (1973)

Santa Cruz, Canadá e fim de carreira

Em 1974, disputou o Campeonato Pernambucano pelo Santa Cruz do Recife, tornando-se vice-campeão. Em 1976, jogou pelo Windsor Star, da cidade de Windsor, Canadá. Em 1977, disputou o Campeonato Paulista pela Associação Atlética Portuguesa Santista, encerrando a carreira como jogador profissional um ano depois. À partir de 1980, dedicou-se a carreira de técnico de futebol, trabalhando como integrante da Associação dos Treinadores de Futebol de São Paulo.

Em atividade em diversas Associações Esportivas Amadoras, até o ano de 1982, organizando olimpíadas de verão e olimpíadas de primavera para adolescentes na faixa de 14 a 17 anos de idade. No período de 1983 a 1987, trabalhou na Secretaria dos Desportos, Recreação e Turismo da Prefeitura do Município de Osasco-SP.

Depois de encerrar a carreira, viajou para a Praia Grande, estado de São Paulo, onde abriu um quiosque na praia onde vendia lanches e bebidas.
ver mais notícias

Pelo Palmeiras:

Segundo o "Almanaque do Palmeiras", de Celso Unzelte e Mário Sérgio Venditti, Raul Marcel disputou 55 jogos pelo alviverde entre os anos de 1970 e 1974. Foram 55 jogos, 22 vitórias, 27 empates, seis derrotas e 42 gols sofridos.

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Fla
    61
  • 2 Pal
    53
  • 3 San
    48
  • 4 Cor
    44
  • 5 São
    43
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES