Randau Marques

Jornalista

por Marcos Júnior Micheletti

Primeiro jornalista brasileiro preocupado com as questões ambientais, tendo feito inúmeras matérias sobre o tema, Randau Marques morreu em 9 de abril de 2020, aos 70 anos, vítima de infarto.

Paulista no município de Pedregulho (norte do estado), onde nasceu em 29 de agosto de 1949, Randau foi o pioneiro na temática da degradação ambiental, desde o final da década de 60, tornando-se um dos principais nomes do extinto "Jornal da Tarde".

Sofreu com a ditadura militar, pois seus artigos denunciavam atividades industriais nocivas ao meio ambiente, como a contaminação de chumbo por empresas do ramo de sapatos na cidade de Franca (SP). Por isso, foi considerado subversivo, e acabou preso em 1968 pela Oban (Operação Bandeirante), de cunho militar e também sob influência governamental, que perseguia, torturava e matava aqueles que eram contrários ao sistema vigente.

A cidade de Cubatão, no litoral paulista, também foi tema do incansável e valoroso trabalho de Randau Marques, que denunciou as elevadas taxas de mortalidade e doenças causadas pelo elevado índice de poluição do município. Foi ele que cunhou a expressão "Vale da Morte" para Cubatão, um retrato fiel do que era a cidade na década de 70, que em razão das contundentes reportagens, acabou revertendo este quadro onde eram comuns as crianças nascerem com anencefalia.

 

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES