por Marcos Júnior Micheletti
Primeiro jornalista brasileiro preocupado com as questões ambientais, tendo feito inúmeras matérias sobre o tema, Randau Marques morreu em 9 de abril de 2020, aos 70 anos, vítima de infarto.
Paulista no município de Pedregulho (norte do estado), onde nasceu em 29 de agosto de 1949, Randau foi o pioneiro na temática da degradação ambiental, desde o final da década de 60, tornando-se um dos principais nomes do extinto "Jornal da Tarde".
Sofreu com a ditadura militar, pois seus artigos denunciavam atividades industriais nocivas ao meio ambiente, como a contaminação de chumbo por empresas do ramo de sapatos na cidade de Franca (SP). Por isso, foi considerado subversivo, e acabou preso em 1968 pela Oban (Operação Bandeirante), de cunho militar e também sob influência governamental, que perseguia, torturava e matava aqueles que eram contrários ao sistema vigente.
A cidade de Cubatão, no litoral paulista, também foi tema do incansável e valoroso trabalho de Randau Marques, que denunciou as elevadas taxas de mortalidade e doenças causadas pelo elevado índice de poluição do município. Foi ele que cunhou a expressão "Vale da Morte" para Cubatão, um retrato fiel do que era a cidade na década de 70, que em razão das contundentes reportagens, acabou revertendo este quadro onde eram comuns as crianças nascerem com anencefalia.
Parabéns, André Cruz! Ex-zagueiro medalha de prata em Seul, completa 56 anos
Acompanhando jogo do Stardard de Liège, da Bélgica, seu ex-clube. Foto: arquivo pessoal de André CruzMilton Neves relembra a 'bomba' em exame para trabalhar em Refinaria da Petrobras
O destino reservou outro caminho ao jornalista. Foto: ReproduçãoSaudade: Há dois anos morria Silvio Lancellotti; eclético que enveredou pela culinária e os esportes
Achados & Perdidos: Relembre de Antonio Del Fiol, brilhante nome das locuções de rádio e da publicidade
F1: Depois de bater no TL1, Leclerc acerta boa volta e lidera a sexta-feira para o GP do Azerbaijão
Olhos no retrovisor: Há 15 anos, a última vitória de um piloto brasileiro na Fórmula 1, com Barrichello
Após brilhante classificação na Copa do Brasil, Timão pega o Botafogo pelo Brasileiro; as equipes
Novorizontino recebe o Botafogo de Ribeirão em busca de retomar a liderança do Santos; as equipes
F1: Red Bull reage com atualizações e Vertappen lidera TL1 para ao GP do Azerbaijão
F1: Leclerc é pole no Azerbaijão. Verstappen se dá melhor que Norris, que não passou do Q1
F1: Com atuação impecável, Piastri vence o GP do Azerbaijão, em jornada apagada de Verstappen
Na luta pelo título do Brasileiro, Palmeiras recebe o Criciúma; as equipes