por Marcelo Rozenberg
Ex-goleiro de bons predicados, Paulo César Lopes de Gusmão, o PC Gusmão, nasceu no Rio de Janeiro em 19 de maio de 1962. Em 14 de agosto de 2017, assumiu o comando técnico da Portuguesa, cargo que ocupou até novembro do mesmo ano.
Formado em Educação Física, vestiu camisas importantes na carreira como a do Vasco. Também passou por Cabofriense-RJ e Campo Grande-RJ.
Aposentou-se para encarar a função de preparador de goleiros e de auxiliar-técnico no Vasco. Depois, trabalhou com Vanderlei Luxemburgo no Flamengo e no Corinthians, onde conquistou títulos nos anos 90.
A primeira experiência de PC como treinador foi em 2001, no Vasco. Ele substituiu interinamente Hélio dos Anjos até a virada do ano. Em 2002, também como "tampão", dirigiu o Palmeiras no lugar de Luxemburgo, que pediu demissão e foi para o Cruzeiro.
A dupla voltou a trabalhar junta na Raposa. Como auxiliar, Paulo César Gusmão largou temporariamente a "carreira solo" e conquistou a "Tríplice Coroa" em 2003 (Campeonato Estadual, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro).
Depois da saída do "mestre" do time mineiro em 2004, o ex-goleiro retomou a carreira de técnico para não largar mais. Assumiu o cargo após a queda celeste na Libertadores e levou a equipe ao bi estadual daquele ano.
Depois do Cruzeiro - onde voltou a trabalhar em 2006 e levou mais um Campeonato Mineiro -, PC passou por Flamengo, Cabofriense, Botafogo, Fluminense, São Caetano e Náutico.
Em 2008, conquistou pelo Itumbiara o Campeonato Goiano da temporada. No dia 24 de junho do mesmo ano, foi convidado para trabalhar no Figueirense na vaga deixada por Guilherme Macuglia, demitido depois da derrota por 3 a 0 para o Cruzeiro.
No estádio Orlando Scarpelli, PC perdeu o emprego em setembro do mesmo ano. Depois de 18 rodadas, ele obteve apenas cinco vitória à frente do time catarinense, que o demitiu depois da goleada por 5 a 0 para o Sport. Em 2009, Paulo César iniciou a temporada no Juventude-RS, mas não durou muito tempo. Em fevereiro do mesmo ano, ele acertou com o Atlético-GO.
Deixou o time de goiano para fazer uma bela campanha com o Ceará no início do Campeonato Brasileiro de 2010. Seu rendimento foi tão bom que antes da metade da competição, Gusmão foi contratado para assumir o time do Vasco, mas ficou pouco tempo no comando do Cruzmaltino. Em 2011, foi convidado para assumir o Atlético Goianiense e levantou a taça do campeonato estadual daquele ano.
Após conquistar o Campeonato Goiano, em 2011, à frente do Atlético-GO, PC não resistiu aos maus resultados do Brasileirão e no dia 21 de julho deixou o cargo de treinador.
PC foi contratado para assumir o comando técnico do Sport-PE em agosto de 2011, sendo demitido apenas dois meses depois, após derrota no clássico para o Náutico, em 29 de outubro daquele ano.
No dia 13 de março de 2012, voltou ao Ceará para sua terceira passagem pelo clube. E após exatos dois meses no comando do Vozão, conquistou o Campeonato Cearense.
Começou a Série B, no comando do Vozão e nesta terceira passagem comandou a agremiação cearense por 47 vezes até receber um convite para comandar o Vitória em novembro de 2012.
Em agosto de 2013, foi convidado a assumir o comando técnico do Atlético-GO, que era ocupado anteriormente por René Simões. Porém, no final de outubro, com uma má campanha, acabou deixando o clube goiano.
Assim, em 2014, o técnico acertou com o Al-Arabi, do Catar. A aventura não durou muito tempo. No dia 28 de julho de 2014, PC Gusmão foi anunciado como novo comandante do Bragantino. No dia 22 de outubro de 2014, após a derrota para o Sampaio Corrêa, o treinador pediu demissão do clube do interior de São Paulo.
Em 27 de julho de 2015, PC foi anunciado como novo técnico do Joinville, ocupando a vaga deixada por Adilson Batista. Acabou demitido no início de 2016.
Em 1º de junho de 2016, foi anunciado como técnico do Marítimo para a disputa da primeira divisão do Campeonato Português.
Duelo entre River e Cruzeiro já teve o mesmo jogo valendo por dois torneios
River Plate e Cruzeiro começam a decidir hoje uma vaga para as quartas da Libertadores. Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino/Via UOLFlu inicia com W. Nem projeto de investir em nomes identificados com clube
Wellington Nem é apresentado no Fluminense: cria da casa de volta. Foto: Mailson Santana/Fluminense/Via UOLComo treinador:
Cruzeiro
Campeão Mineiro em 2004 e 2006.
Itumbiara-GO
Campeão Goiano em 2008.
Atlético-GO
Campeão Goiano em 2011.
Ceará
Campeão Cearense em 2012.
O dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão de Varginha-MG
Achados & Perdidos: O improvável gol do aniversariante Fábio Baiano pelo Corinthians
Olhos no retrovisor: Schumacher superava recorde de Senna há 19 anos
Achados & Perdidos: Contra o Boca Juniors, há 34 anos o Corinthians era eliminado da Libertadores
O dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão Guarulhense
F1: Veja como está a classificação da temporada, com a McLaren sólida na liderança
Flamengo encara a altitude de Quito para enfrentar a LDU pela Libertadores; as formações
Uma foto, uma história! Beques em pânico no dia em que Pelé desmaiou em campo
Jogando pela liderança do Grupo D, São Paulo viaja para enfrentar o Libertad; as equipes
Saudade: Minuca, o ex-zagueiro do Palmeiras que revelou Velloso, morria há 15 anos