por Marcelo Rozenberg
Ex-goleiro de bons predicados, Paulo César Lopes de Gusmão, o PC Gusmão, nasceu no Rio de Janeiro em 19 de maio de 1962. Em 14 de agosto de 2017, assumiu o comando técnico da Portuguesa, cargo que ocupou até novembro do mesmo ano.
Formado em Educação Física, vestiu camisas importantes na carreira como a do Vasco. Também passou por Cabofriense-RJ e Campo Grande-RJ.
Aposentou-se para encarar a função de preparador de goleiros e de auxiliar-técnico no Vasco. Depois, trabalhou com Vanderlei Luxemburgo no Flamengo e no Corinthians, onde conquistou títulos nos anos 90.
A primeira experiência de PC como treinador foi em 2001, no Vasco. Ele substituiu interinamente Hélio dos Anjos até a virada do ano. Em 2002, também como "tampão", dirigiu o Palmeiras no lugar de Luxemburgo, que pediu demissão e foi para o Cruzeiro.
A dupla voltou a trabalhar junta na Raposa. Como auxiliar, Paulo César Gusmão largou temporariamente a "carreira solo" e conquistou a "Tríplice Coroa" em 2003 (Campeonato Estadual, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro).
Depois da saída do "mestre" do time mineiro em 2004, o ex-goleiro retomou a carreira de técnico para não largar mais. Assumiu o cargo após a queda celeste na Libertadores e levou a equipe ao bi estadual daquele ano.
Depois do Cruzeiro - onde voltou a trabalhar em 2006 e levou mais um Campeonato Mineiro -, PC passou por Flamengo, Cabofriense, Botafogo, Fluminense, São Caetano e Náutico.
Em 2008, conquistou pelo Itumbiara o Campeonato Goiano da temporada. No dia 24 de junho do mesmo ano, foi convidado para trabalhar no Figueirense na vaga deixada por Guilherme Macuglia, demitido depois da derrota por 3 a 0 para o Cruzeiro.
No estádio Orlando Scarpelli, PC perdeu o emprego em setembro do mesmo ano. Depois de 18 rodadas, ele obteve apenas cinco vitória à frente do time catarinense, que o demitiu depois da goleada por 5 a 0 para o Sport. Em 2009, Paulo César iniciou a temporada no Juventude-RS, mas não durou muito tempo. Em fevereiro do mesmo ano, ele acertou com o Atlético-GO.
Deixou o time de goiano para fazer uma bela campanha com o Ceará no início do Campeonato Brasileiro de 2010. Seu rendimento foi tão bom que antes da metade da competição, Gusmão foi contratado para assumir o time do Vasco, mas ficou pouco tempo no comando do Cruzmaltino. Em 2011, foi convidado para assumir o Atlético Goianiense e levantou a taça do campeonato estadual daquele ano.
Após conquistar o Campeonato Goiano, em 2011, à frente do Atlético-GO, PC não resistiu aos maus resultados do Brasileirão e no dia 21 de julho deixou o cargo de treinador.
PC foi contratado para assumir o comando técnico do Sport-PE em agosto de 2011, sendo demitido apenas dois meses depois, após derrota no clássico para o Náutico, em 29 de outubro daquele ano.
No dia 13 de março de 2012, voltou ao Ceará para sua terceira passagem pelo clube. E após exatos dois meses no comando do Vozão, conquistou o Campeonato Cearense.
Começou a Série B, no comando do Vozão e nesta terceira passagem comandou a agremiação cearense por 47 vezes até receber um convite para comandar o Vitória em novembro de 2012.
Em agosto de 2013, foi convidado a assumir o comando técnico do Atlético-GO, que era ocupado anteriormente por René Simões. Porém, no final de outubro, com uma má campanha, acabou deixando o clube goiano.
Assim, em 2014, o técnico acertou com o Al-Arabi, do Catar. A aventura não durou muito tempo. No dia 28 de julho de 2014, PC Gusmão foi anunciado como novo comandante do Bragantino. No dia 22 de outubro de 2014, após a derrota para o Sampaio Corrêa, o treinador pediu demissão do clube do interior de São Paulo.
Em 27 de julho de 2015, PC foi anunciado como novo técnico do Joinville, ocupando a vaga deixada por Adilson Batista. Acabou demitido no início de 2016.
Em 1º de junho de 2016, foi anunciado como técnico do Marítimo para a disputa da primeira divisão do Campeonato Português.
Duelo entre River e Cruzeiro já teve o mesmo jogo valendo por dois torneios
River Plate e Cruzeiro começam a decidir hoje uma vaga para as quartas da Libertadores. Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino/Via UOLFlu inicia com W. Nem projeto de investir em nomes identificados com clube
Wellington Nem é apresentado no Fluminense: cria da casa de volta. Foto: Mailson Santana/Fluminense/Via UOLComo treinador:
Cruzeiro
Campeão Mineiro em 2004 e 2006.
Itumbiara-GO
Campeão Goiano em 2008.
Atlético-GO
Campeão Goiano em 2011.
Ceará
Campeão Cearense em 2012.
Égua Mãe – Gestação e Parto
A lista completa de todos os times que já foram rebaixados para a Série B
Pelé e Sandra: Rei paga R$ 7 mil há anos para netos, mais faculdade; ex-genro acha pouco
Renato Gaúcho é o mais bem pago do Brasil, mas está muito abaixo de Tite
Por que os cavalos usam ferraduras?
10 filmes para quem ama cavalos
Kalunga doa material escolar para filhos do ex-jogador Amaral
Os cavalos sentem frio?
Escritora holandesa diz o que é o Brasil
Italo Ferreira toca o sino de Bells Beach e Silvana Lima para na semifinal
BRASILEIRÃO 2019