Ele foi um dos últimos pontas autênticos do futebol brasileiro. Paulinho Gaúcho, o Paulo Cézar Silva, era um rápido ponta-direita que começou a se destacar no Internacional de Porto Alegre e fez parte do elenco corintiano campeão paulista de 1988. Nos anos 90, ele atuou no futebol mexicano, gostou do país e abriu um restaurante por lá, que serve comida brasileira.
Nascido na cidade de Ladário, Mato Grosso do Sul, no dia 20 de agosto de 1966, Paulinho Gaúcho foi cedo para o Rio Grande do Sul. Chegou a se destacar com a camisa do Colorado gaúcho (que tinha Luís Fernando Flores, Norberto, Balalo, Luiz Carlos Winck, Taffarel e companhia), mas não conseguiu emplacar como titular no Beira-Rio.
Em 1988, a diretoria corintiana, a pedido do técnico Jair Pereira, foi atrás de um ponta-direita para compor o elenco que disputava o Paulistão. Paulinho Gaúcho não era a primeira opção, mas era um dos nomes da lista do treinador. E assim ele chegou no Parque São Jorge.
Foi reserva do time que surpreendeu o Guarani, em Campinas, e levou a taça do estadual. Aliás, Paulinho Gaúcho atuou naquela partida no Brinco de Ouro da Princesa. Ele entrou no lugar de Márcio e o foi o primeiro a abraçar o novato Viola depois do gol na etapa inicial da prorrogação.
Pelo Timão, Paulinho Gaúcho fez apenas um gol (contra o Vitória, no Brasileirão de 1988, no Canindé). Ao todo, ele vestiu a camisa corintiana em 12 partidas (três vitórias, cinco empates e quatro derrotas), segundo números do "Almanaque do Corinthians", de Celso Unzelte.
por Rogério Micheletti
Achados & Perdidos: Veja um 'Tribuna do Esporte' da TV Assembleia de 2002
Milton Neves comandando a atração em 2002 com vários convidados. Foto: ReproduçãoVice-presidente do Nacional A.C, Edison Gallo é o convidado de Marcos Falopa nesta terça
A trajetória do clube paulista estará em pauta neste encontroPelo Corinthians:
Atuou em 12 jogos, sendo três vitórias, cinco empates e quatro derrotas).
Fonte: Almanaque do Corinthians, de Celso Unzelte
A psicóloga Marcela Tomé é a convidada de Marcos Falopa na live desta terça-feira
Parabéns, Dida, 52 anos! Veja o ex-goleiro defendendo dois pênaltis de Raí
Em vídeo, 'Antes & Depois' de zagueiros que honraram a camisa do Flamengo
O dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão Sorocabano
Parabéns, Cabrini! Uma seleção de jogadas e gols do ótimo zagueiro italiano que faz 68 anos
Achados & Perdidos: Uma goleada do Santos de Pelé contra a Polônia em 1960
Achados & Perdidos: Festa corintiana adiada no dia em que o Morumbi registrou seu maior público
Saudade: Há cinco anos morria o guaxupeano Tati, que jogou no Palmeiras e Inter
Saudade: Marcelo Veiga, ex-lateral e treinador, completaria 61 anos
Saudade: Há um ano morria Nicolau Anechine, ex-volante do Noroeste e do futebol do Sul de Minas