Oswaldinho

Ex-atacante do Palmeiras, Lusa e Juventus
por Marcelo Rozenberg
 
Filho dos imigrantes italianos Torquato Buzzoni e Luiza Denadai, Oswaldo Buzzoni, o ex-atacante Oswaldinho, nasceu em 07 de Janeiro de 1924 em São Paulo, onde faleceu em 27 de maio de 1988 aos 64 anos.

Desde pequeno, nos campeonatos escolares, já mostrava um faro de gol acima da média. Adolescente, defendeu vários time de várzea da capital paulista, entre os quais o juvenil Piccim, Âncora Paulista, Leão do Norte e Maria Zélia, onde viria a conhecer Rosalina, sua futura esposa com quem se casou em 1945.

Chegou ao Juventus em 1939, apresentado por Dante Pietrobon (irmão do antigo árbitro Anacleto Pietrobon). Na Mooca, atuou nos quadros infantil e Juvenil, passando para o time principal em 1943. Em uma partida contra o Corinthians, ganhou a posição de titular.
Extremamente raçudo, logo chamou a atenção dos times grandes.
 
Transferiu-se em 1945 para o Palmeiras. Dois anos depois, sob a direção do técnico Oswaldo Brandão, conquistou o título paulista invicto em 1947 em uma final contra o Santos na Vila Belmiro. Segundo o Almanaque do Palmeiras, de Celso Unzelte e Mário Sérgio Venditti, fez 123 jogos com a camisa do Verdão, com 78 vitórias, 29 empates 16 derrotas e 49 gols marcados.

Em 1949, partiu para o Juventus a daí para a Portuguesa, clube que lhe proporcionou a chance de atuar ao lado de Djalma Santos, Julinho e Renato. Já no final da carreira, Oswaldinho defendeu Nacional, Ypiranga, Paulista de Jundiaí, São Bento de Sorocaba e Ituano. Pendurou as chuteiras em 1960, aos 36 anos.

Mesmo assim, não conseguiu ficar longe da bola. Tornou-se treinador com passagens pelas categorias de base do Juventus. Ajudou a revelar jogadores como Lima, Hidalgo, Carlos, Fernando, Maurinho, Chiquinho, Osmar, Leiz, Valdir Poças, Tanese, Nenê Santovito e tantos outros. Anos depois, aposentou-se na secretaria da Fazenda.

Oswaldinho teve cinco filhos e quatro netas. Adorava assistir a filmes e jogos pela TV, mas o maior passatempo era sem dúvida a pescaria ao lado dos amigos.

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Fla
    77
  • 2 Pal
    67
  • 3 San
    64
  • 4 Grê
    56
  • 5 São
    52
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES