Osmar, lateral-esquerdo do São Paulo em 1973, 75, 78 e 79, morreu no dia 23 de março de 2020, aos 70 anos, vítima de câncer. Osmar vivia hoje na capital paulista, onde era empresário. Revelado pelo Juventus - formava a famosa dupla de zagueiros Oscar e Osmar -, foi uma grande esperança como lateral-esquerdo, mas as contusões abreviaram sua carreira.
Osmar participou de uma partida histórica entre o Moleque Travesso e o Palmeiras.
No dia 13 de maio de 1972, em jogo válido pelo primeiro turno do Paulistão daquele ano, o Verdão venceu o Juventus por 2 a 1, no Parque Antártica, com gols de Alfredo Mostarda e César Maluco (o atacante Sérgio descontou para o time da Mooca). Mas o que ficou na lembrança dos torcedores foram os oito cartões vermelhos distribuídos no decorrer da partida. O árbitro José Favilli Neto expulsou Leão, Luís Pereira e César Maluco pelo Palmeiras e Miguel (goleiro), Luis Antônio, Adnan, Oscar e Sérgio pelo Juventus.
Na ocasião, o Verdão do técnico Oswaldo Brandão entrou em campo com Leão, Eurico, Luís Pereira, Alfredo e Zeca; Madurga e Ademir da Guia, Edu (depois Odair), Leivinha, César e Nei.
O Moleque Travesso entrou em campo com Miguel, Chiquinho, Carlos, Oscar e Osmar; Luís Moraes, Brecha, Luís Antônio e Adnan; Sérgio e Ziza.
Em 1973, Osmar foi negociado pelo Juventus e chegou para compor o elenco do São Paulo. Seu futuro promissor foi ofuscado pelo bom futebol que o lateral Gilberto Sorriso apresentava, deixando Osmar sempre na reserva.
Por Gustavo Grohmann e Milton Neves
Parabéns! Luís Figo, um dos grandes do futebol português, completa 53 anos
Pela seleção portuguesa, que defendeu em dois mundiais. Foto: DivulgaçãoPelo São Paulo ele atuou em 30 jogos (9 vitórias, 11 empates, 10 derrotas), não marcou nenhum gol e conseguiu o título de campeão paulista de 1975.
O dia em que Milton Neves conheceu a 'maternidade' do icônico vinho Pêra-Manca
No Dia Nacional do Livro, veja algumas obras em que o futebol e ex-jogadores são os temas centrais
Piloto brasileiro Gabriel Gomez fala em adaptação rápida ao carro da FRECA após teste em Monza
Identidade brasileira está presente no troféu do GP São Paulo de Fórmula 1
Achados & Perdidos: Milton Neves entrevistando Garrincha, que faria 92 anos
Olhos no retrovisor: Fangio conquistava seu primeiro título na F1 há 74 anos
Flamengo joga por um empate com o Racing para chegar à final da Libertadores; as equipes
Achados & Perdidos: A memorável entrevista de Maradona a Milton Neves; argentino completaria 65 anos hoje
Achados & Perdidos: Há 39 anos o River Plate conquistava sua primeira Libertadores da América
Saudade: Há três anos morria Alberi, ex-atacante do ABC e América-RN