Ondino Vieira foi um treinador uruguaio que marcou época no futebol brasileiro e faleceu em Montevidéu em 28 de junho de 1997. Ganhou mais relevância por ter sugerido uma alteração na camisa do Vasco que acabou se consumando.
O modelo todo preto com a cruz de malta no peito, usado desde a fundação do clube, foi substituído por outro com a faixa na diagonal, copiando-se o adotado pelo River Plate de Buenos Aires. O uniforme original, no entanto, foi utilizado até 1943.
Ondino foi campeão argentino dirigindo o River em 1936 e 1937, campeão carioca de 1938, 39 e 41 no comando do Fluminense, e de 1945 no banco de reservas do Vasco.
A equipe cruzmaltina que aparece na foto acima, comandada pelo uruguaio e apelidada de "Expresso da Vitória", era formada por, da esquerda para a direita, em pé, Argemiro, Eli, Berascochea, Augusto, Rodrigues, Rafagnelli e o técnico Ondino Vieira; agachados o massagista Mário Américo, Santo Cristo, Ademir de Menezes, Isaías, Jair Rosa Pinto e Chico.
Por Marcelo Rozenberg
Achados & Perdidos: Análises de Dino Sani e Chinesinho para Palmeiras 4 x 4 Milan em 62
Equipes se enfrentaram em amistoso realizado no Pacaembu. Foto: ReproduçãoSaudade: Há três anos morria Raul Bosse, primeiro goleiro a defender a meta do Joinville
Ele conquistou cinco títulos estaduais pelo clube catarinense. Foto: DivulgaçãoPelas oitavas de final da Libertadores, Palmeiras recebe o Cerro Porteño, seu adversário na fase de grupos
Nos 122 anos de futebol do Botafogo, relembre o título brasileiro do Glorioso em 1995
PSG, 56 anos! Saiba quem foi o primeiro brasileiro a jogar pelo clube francês
Achados & Perdidos: Ouça três entrevistas do saudoso Douglas a Milton Neves
Em vídeo, 'Antes & Depois' de jogadores que brilharam pelo Bangu
Corinthians inicia oitavas de final da Libertadores contra o Rosário Central na Argentina; as equipes
Achados & Perdidos: Nos 48 anos do título brasileiro do Guarani, relembre uma entrevista exclusiva do saudoso Carlos Alberto Silva
Saudade: Gilmar Fubá, querido da torcida corintiana, completaria 51 anos hoje
Saudade: Todos os gols de Rincón pelo Corinthians; colombiano completaria 60 anos
FIFA, México e otras 'cositas más'. Por Ricardo Setyon