Ondino Vieira foi um treinador uruguaio que marcou época no futebol brasileiro e faleceu em Montevidéu em 28 de junho de 1997. Ganhou mais relevância por ter sugerido uma alteração na camisa do Vasco que acabou se consumando.
O modelo todo preto com a cruz de malta no peito, usado desde a fundação do clube, foi substituído por outro com a faixa na diagonal, copiando-se o adotado pelo River Plate de Buenos Aires. O uniforme original, no entanto, foi utilizado até 1943.
Ondino foi campeão argentino dirigindo o River em 1936 e 1937, campeão carioca de 1938, 39 e 41 no comando do Fluminense, e de 1945 no banco de reservas do Vasco.
A equipe cruzmaltina que aparece na foto acima, comandada pelo uruguaio e apelidada de "Expresso da Vitória", era formada por, da esquerda para a direita, em pé, Argemiro, Eli, Berascochea, Augusto, Rodrigues, Rafagnelli e o técnico Ondino Vieira; agachados o massagista Mário Américo, Santo Cristo, Ademir de Menezes, Isaías, Jair Rosa Pinto e Chico.
Por Marcelo Rozenberg
Parabéns, Mario Kempes! Artilheiro da Copa de 78, completa 71 anos
Argentino foi destaque no Mundial da Argentina. Foto: DivulgaçãoUma viagem de Milton Neves ao Japão para acompanhar o Santos Futebol Clube
Sauber pode servir de exemplo para a Cadillac escolher seus pilotos
Achados & Perdidos: Há 11 anos, Brasil 1 x 7 Alemanha
Remanescente brasileiro na Copa do Mundo de Clubes, Flu encara o Chelsea por vaga na final; as formações
Fenômeno digital: Milton Neves bate marcas impressionantes nas redes sociais
Saudade: Vialli, ex-atacante italiano, completaria 61 anos
Feliz aniversário, Edmilson! Relembre seu lindo gol na Copa de 2002
Saudade: Há dois anos morria Navarro, ex-atacante do Corinthians e XV de Jaú
Olhos no retrovisor: Milton Neves, carros, corridas, autódromos e encontros com pilotos
Não é mais só futebol. Por Odir Cunha