Olten Ayres de Abreu

Ex-árbitro
por Eliana Santos

Olten Ayres de Abreu foi atleta, árbitro, treinador, dirigente de futebol, advogado, professor de educação física, jornalista, músico e poeta.
 
O ex-árbitro morreu na madrugada do dia 23 de dezembro de 2015, em São Paulo, onde morava.
 
Ele viveu seus grandes momentos como árbitro de futebol tendo apitado partidas memoráveis, como o jogo inaugural do Morumbi entre São Paulo e Sporting Lisboa.

Comandou ao jogo Santos e Fluminense, no Maracanã, partida que foi marcada pelo gol de placa feito por Pelé. Depois do gol o jogo ficou paralisado durante 6 minutos, porque o público de pé aplaudiu o rei do futebol e Olten Aires de Abreu não teve outra alternativa a não ser também bater palmas.

Ele foi árbitro na Copa do Mundo de Chile, em 1962, e também apitou o jogo do século em Nova Iorque, entre Santos e Internazionale de Milão, em 1968.

Olten Ayres de Abreu foi presidente do SITREPESP por 10 anos. SITREPESP quer dizer: Sindicato dos Treinadores Profissionais do Estado de São Paulo. Ele também foi advogado e conselheiro do São Paulo Futebol Clube.
 
ABAIXO, CENA DE "O CORINTIANO", FILME DE 1966 ROTEIRIZADO E ESTRELADO POR MAZZAROPI. OLTEN AYRES DE ABREU FAZ UMA PARTICIPAÇÃO ESPECIAL, NA TENTATIVA DE MANÉ (PERSONAGEM DE MAZZAROPI) EM SUBORNÁ-LO. VEJA, ABAIXO:

 


No dia 01 de dezembro de 2013, a filha de Olten Aires de Abreu, lançou um vídeo se candidatanto à Presidência da República.


 

No dia 26 de junho de 2022, Olten Ayres de Abreu Júnior (advogado, presidente do Conselho Deliberativo do São Paulo e filho de Olten Ayres de Abreu), participou no "Domingo Esportivo" da Rádio Bandeirantes e falou sobre o atual momento do São Paulo FC.

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES