por Gustavo Grohmann
Norival Pereira da Silva, marcante zagueiro do Flamengo e do Fluminense anos 40, morreu aos 70 anos de idade em janeiro de 1988 em Nova Iguaçu-RJ, cidade em que morava com a esposa. Ele tinha ma pequena tinturaria em sua própria casa. Norival nasceu no Rio de Janeiro em 5 de junho de 1917. Além de ter defendido as camisas do Flamengo, Fluminense, América, Bonsucesso, Portuguesa-RJ e Jequié, Norival disputou 20 jogos pela seleção brasileira, entre 1940 e 1946.
Jogou pelo Corinthians em 1949 e encerrou sua carreira em 1951 pelo Atletico Junior de Barranquilla (Colômbia).
O historiador carioca Sérgio Trigo, nos enviou as fotos e o seguinte texto sobre Norival:
Norival começou sua carreira no Madureira, clube que ajudou a projetar. O tricolor suburbano estreou em campeonatos cariocas no ano de 1935, numa época em que o futebol carioca tinha duas ligas.
O Madureira fazia parte da Federação Metropolitana de Desportos, pela qual também jogavam Vasco, Botafogo, Bangu, São Cristóvão, Olaria e Andaraí, e Norival já fazia parte do time principal.
O campeonato da Liga Carioca de Futebol era disputado por Flamengo, Fluminense, América, Bonsucesso, Portuguesa e Jequié.
Em 1937, ano da pacificação do futebol carioca, graças aos esforços do então presidente do Vasco da Gama, Pedro Novaes, e do então presidente do América, Pedro Magalhães, as duas entidades se fundiram, dando origem à Liga de Futebol do Rio de Janeiro, que passou a organizar um só campeonato na cidade.
Aliás, a expressão "Clássico da Paz", como é chamado o confronto Vasco x América, nasceu neste episódio, quando a 31 de julho de 1937 os dois clubes realizaram a primeira partida sob a chancela da nova liga.
Norival permaneceu no Madureira até o ano de 1939. Em 1940, foi contratado pelo Fluminense, que montara um verdadeiro esquadrão no final da década de 30 e conquistara o tricampeonato de 1936/37/38. A seqüência de títulos do tricolor foi interrompida pelo Flamengo em 1939, mas os dirigentes das Laranjeiras voltaram a reforçar o time em busca de novos títulos. Desta forma, o Fluminense foi bicampeão em 1940/41.
Norival esteve presente na conquista do bicampeonato tricolor. Os anos seguintes foram dominados pelo Flamengo, tricampeão em 1942/43/44, mas Norival permaneceu nas Laranjeiras neste período. Somente em 1945 se transferiu para o Flamengo, onde ficou até o ano de 1949, quando encerrou sua longa carreira. No Rubro-negro, Norival não conquistou nenhum título.
Égua Mãe – Gestação e Parto
A lista completa de todos os times que já foram rebaixados para a Série B
Pelé e Sandra: Rei paga R$ 7 mil há anos para netos, mais faculdade; ex-genro acha pouco
Renato Gaúcho é o mais bem pago do Brasil, mas está muito abaixo de Tite
Por que os cavalos usam ferraduras?
10 filmes para quem ama cavalos
Kalunga doa material escolar para filhos do ex-jogador Amaral
Os cavalos sentem frio?
Escritora holandesa diz o que é o Brasil
Italo Ferreira toca o sino de Bells Beach e Silvana Lima para na semifinal
BRASILEIRÃO 2019