Nelson Nunes

Jornalista

Nelson Gonçalves Nunes nasceu em São Paulo (SP), no dia 23 de março de 1960. É jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, em 1981. Pós-graduado em Gestão de Empresa Jornalística pela FAAP (2009).

Desde 2017 Nunes é coordenador de imprensa da Artesp – Agência de Transportes do Governo do Estado de São Paulo, sendo responsável pelas relações do órgão, uma autarquia independente, com a imprensa.

Depois de alguns anos trabalhando na implantação de vários projetos na região Centro-Oeste, Nelson Nunes retornou ao estado de São Paulo, onde reside na cidade de Carapicuíba. 

Ainda iniciando o curso de Jornalismo, começou a trabalhar em A Gazeta Esportiva (SP), como repórter, em 1979. Depois de formado, ficou mais 11 anos no jornal, passando por várias funções na redação, até chegar à de editor-executivo.

Trabalhou, depois, no Jornal da Tarde (SP) e no SBT (SP). Na sequência vieram passagens pela revista Propaganda & Marketing (SP) – entre 1984 e 1987 –, pela rádio Jovem Pan (SP) – em 1986 –, pela Folha da Tarde (SP) – entre 1988 e 1989 – e pelo Diário Popular (depois Diário de S.Paulo/SP), onde se consolidou na carreira de editor. Ficou no jornal por 22 anos, de 1989 a 2011, passando pela chefia de reportagem de Esportes, editor de Esportes, editor-executivo e editor-chefe.

Como, até então, jamais ficara um dia sem pisar numa redação de jornal, tirando, os dias de férias e folgas, decidiu começar um blog, o Blog do NN, alocado no portal Blogger.com. Havia se convencido a criá-lo após saber da morte de Steve Jobs (1955-2011). Percebeu, então, que “não dava mais para brincar de ficar fora do mundo digital”. Mas a experiência durou apenas de outubro a dezembro de 2011.

Fez parte da comissão julgadora do Prêmio Abraciclo 2013, promovido pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares.

Em 2016, ligou-se ao projeto A Capa – A primeira página que você não vê no jornal que você lê, liderado por Edgar Gonçalves Jr., cuja proposta consiste em um exercício de síntese, leitura da realidade, sensibilidade e expressão visual numa única peça, com força jornalística para falar por si mesma.

Supervisionou, até outubro de 2016, para a Innovation Media Consulting no Brasil, a implantação do novo projeto gráfico e editorial do Jornal de Tocantins (TO), que mudou o formato (para berliner), ganhou novos colunistas (Ruy Castro, Contardo Calligaris, Luiz Felipe Pondé e Tostão, entre outros), novo design e uma nova reorganização de sua pauta e cadernos. Já havia feito o mesmo para O Popular (GO), também do Grupo Jaime Câmara. Passou um ano e meio fora de São Paulo, onde tem residência.

Com Paulo Moreira Leite, organizou o livro Diário de S.Paulo: 120 Anos de História (DSP, 2004).

Participou da cobertura de grandes eventos esportivos: Sul-Americano de Basquete Feminino (1981), em Lima, Peru; Copa do Mundo da Itália (1990); Copa América de futebol, Argentina (1987); Eliminatórias e preparação da seleção brasileira para Copa da França (1998); Copa do Mundo do México (1986); Copa do Mundo dos EUA (1994); e Eliminatórias da Copa do Mundo de 1994.

Prêmios e Indicações

Prêmio Esso de Jornalismo Esportivo

Ano: 1985

Veículo: A Gazeta Esportiva

Matéria: “O Desabafo do Capitão”

Prêmio Sul-América de Jornalismo Esportivo

Ano: 1981

Veículo: A Gazeta Esportiva

Matéria: O Tênis Juvenil Brasileiro

Prêmio COB de Jornalismo Esportivo

Ano: 1982

Veículo: A Gazeta Esportiva

Matéria: Uma Análise da Situação do Esporte Amador do Brasil

Prêmio COB de Jornalismo Esportivo

Ano: 1983

Veículo: A Gazeta Esportiva

Matéria: A Mulher no Esporte

Prêmio Bola de Ouro

Ano: 1989

Veículo: Folha da Tarde

Reconhecido pelo júri da Bola de Ouro como o melhor texto da crônica esportiva de São Paulo.

Prêmio Esso de Jornalismo

Ano: 2010

Veículo: Diário SP

Finalista da categoria criação gráfica

Prêmio SND (Society News Design)

Ano: 2011

Veículo: Diário SP

Criação gráfica de página de noticiário/serviços

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Fla
    90
  • 2 San
    71
  • 3 Pal
    71
  • 4 Grê
    65
  • 5 Ath
    63
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES