Nelson Gonçalves Nunes nasceu em São Paulo (SP), no dia 23 de março de 1960. É jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, em 1981 e pós-graduado em Gestão de Empresa Jornalística pela FAAP em 2009.
Desde 2017 Nunes é coordenador de imprensa da Artesp – Agência de Transportes do Governo do Estado de São Paulo, sendo responsável pelas relações do órgão, uma autarquia independente, com a imprensa.
Em 2022, Nelson assumiu a presidência da Aceesp (Associação dos Cronistas do Estado de São Paulo).
Depois de alguns anos trabalhando na implantação de vários projetos na região Centro-Oeste, Nelson Nunes retornou ao estado de São Paulo, onde reside na cidade de Carapicuíba.
Ainda iniciando o curso de Jornalismo, começou a trabalhar em A Gazeta Esportiva (SP), como repórter, em 1979. Depois de formado, ficou mais 11 anos no jornal, passando por várias funções na redação, até chegar à de editor-executivo.
Trabalhou, depois, no Jornal da Tarde (SP) e no SBT (SP). Na sequência vieram passagens pela revista Propaganda & Marketing (SP) – entre 1984 e 1987 –, pela rádio Jovem Pan (SP) – em 1986 –, pela Folha da Tarde (SP) – entre 1988 e 1989 – e pelo Diário Popular (depois Diário de S.Paulo/SP), onde se consolidou na carreira de editor. Ficou no jornal por 22 anos, de 1989 a 2011, passando pela chefia de reportagem de Esportes, editor de Esportes, editor-executivo e editor-chefe.
Como, até então, jamais ficara um dia sem pisar numa redação de jornal, tirando, os dias de férias e folgas, decidiu começar um blog, o Blog do NN, alocado no portal Blogger.com. Havia se convencido a criá-lo após saber da morte de Steve Jobs (1955-2011). Percebeu, então, que “não dava mais para brincar de ficar fora do mundo digital”. Mas a experiência durou apenas de outubro a dezembro de 2011.
Fez parte da comissão julgadora do Prêmio Abraciclo 2013, promovido pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares.
Em 2016, ligou-se ao projeto A Capa – A primeira página que você não vê no jornal que você lê, liderado por Edgar Gonçalves Jr., cuja proposta consiste em um exercício de síntese, leitura da realidade, sensibilidade e expressão visual numa única peça, com força jornalística para falar por si mesma.
Supervisionou, até outubro de 2016, para a Innovation Media Consulting no Brasil, a implantação do novo projeto gráfico e editorial do Jornal de Tocantins (TO), que mudou o formato (para berliner), ganhou novos colunistas (Ruy Castro, Contardo Calligaris, Luiz Felipe Pondé e Tostão, entre outros), novo design e uma nova reorganização de sua pauta e cadernos. Já havia feito o mesmo para O Popular (GO), também do Grupo Jaime Câmara. Passou um ano e meio fora de São Paulo, onde tem residência.
Com Paulo Moreira Leite, organizou o livro Diário de S.Paulo: 120 Anos de História (DSP, 2004).
Participou da cobertura de grandes eventos esportivos: Sul-Americano de Basquete Feminino (1981), em Lima, Peru; Copa do Mundo da Itália (1990); Copa América de futebol, Argentina (1987); Eliminatórias e preparação da seleção brasileira para Copa da França (1998); Copa do Mundo do México (1986); Copa do Mundo dos EUA (1994); e Eliminatórias da Copa do Mundo de 1994.
Prêmios e Indicações
Prêmio Esso de Jornalismo Esportivo
Ano: 1985
Veículo: A Gazeta Esportiva
Matéria: “O Desabafo do Capitão”
Prêmio Sul-América de Jornalismo Esportivo
Ano: 1981
Veículo: A Gazeta Esportiva
Matéria: O Tênis Juvenil Brasileiro
Prêmio COB de Jornalismo Esportivo
Ano: 1982
Veículo: A Gazeta Esportiva
Matéria: Uma Análise da Situação do Esporte Amador do Brasil
Prêmio COB de Jornalismo Esportivo
Ano: 1983
Veículo: A Gazeta Esportiva
Matéria: A Mulher no Esporte
Prêmio Bola de Ouro
Ano: 1989
Veículo: Folha da Tarde
Reconhecido pelo júri da Bola de Ouro como o melhor texto da crônica esportiva de São Paulo.
Prêmio Esso de Jornalismo
Ano: 2010
Veículo: Diário SP
Finalista da categoria criação gráfica
Prêmio SND (Society News Design)
Ano: 2011
Veículo: Diário SP
Criação gráfica de página de noticiário/serviços
No dia 27 de março de 2022, Nelson Nunes (jornalista), participou do Domingo Esportivo da Rádio Bandeirantes. E falou sobre seu mandato na ACEESP:
No dia 19 de junho de 2022, Nelson Nunes (jornalista e presidente da ACEESP) participou do Domingo Esportivo da Rádio Bandeirantes.
No dia 04 de setembro de 2022, Nelson Nunes (jornalista e presidente da ACEESP) participou do Domingo Esportivo da Rádio Bandeirantes.
Parabéns, Emerson Sheik! Veja a noite impecável do aniversariante na conquista corintiana da Libertadores
Achados & Perdidos: Leônidas da Silva, o inventor da bicicleta no futebol, nascia há 112 anos
F1: Verstappen faz volta mágica e conquista a pole para o GP da Itália; Bortoleto garante 7º lugar no grid
F1: Verstappen pulveriza a favorita McLaren e vence GP da Itália; Bortoleto é 8º
Olhos no retrovisor: Há 50 anos, em Monza, Niki Lauda conquistava seu primeiro título na Fórmula 1
Achados & Perdidos: Veja gols e lindas jogadas de Mário Sérgio, que hoje completaria 75 anos
Achados & Perdidos: Há 60 anos o Palmeiras representou a Seleção Brasileira e goleou grande rival sul-americano
Saudade: Há oito anos morria Odair Cologna, ex-meia do Palmeiras e Velo Clube Rioclarense
Uma foto, uma história! Ademir da Guia se deliciando com uma pasta na festa de veteranos do Palmeiras de 2018
Brasil busca vitória na altitude para evitar marca negativa nas Eliminatórias