por Marcos Júnior Micheletti
O britânico Murray Walker, uma das mais marcantes vozes das locuções dos GPs de Fórmula 1, morreu em 13 de março de 2021, aos 97 anos. A causa de seu óbito não foi divulgada. Há oito anos ele passou por um tratamento para um câncer linfático, à época, bem sucedido.
Graeme Murray Walker, natural de Birmingham, na Inglaterra, nasceu em 10 de oututbro de 1923, tendo trabalhado a partir de 1978 nas locuções de Fórmula 1 pela BBC, período em que formou uma afinada dupla com o também britânico James Hunt, campeão mundial de F1 em 1976, com quem dividia as transmissões. Porém, antes do trabalho pela BBC, Walker já narrava corridas de carros, antes mesmo da criação da F1, a partir de 1949.
Após a morte de Hunt, em 1993, passou a dividir o microfone com outro ex-piloto inglês, Jonathan Palmer e em 1994, já pela ITV, que adquiriu os direitos de transmissão da F1, permaneceu até 2000, quando se aposentou. Neste período, teve como parceiro de transmissões o ex-piloto Martin Brundle, entre 1997 e 2000.
Emprestou sua voz para diversos jogos de videogame de Fórmula 1, daí seu timbre ter ficado conhecido também das gerações mais jovens.
Versátil, Walker também comentava para as emissoras para as quais trabalhou e fazia reportagens.
Preciso nas análises no exato momento dos fatos ocorridos, Murray Walker se notabilizou pela elegância em fazer análises absolutamente precisas dos fatos, mas com um humor britânico típico.
Em 1986, por exemplo, ano em que a Williams dominava amplamenta o campeonato, com Nelson Piquet e Nigel Mansell, saiu-se com uma frase que ficou para a históra: "Aquela Williams é única, exceto para o aro da rente, que é idêntico".
ABAIXO, O BEM HUMORADO MURRAY WALKER EM MATÉRIA GRAVADA COM NELSON PIQUET E NIGEL MANSELL NO FIM DE SEMANA DO GP DO MÉXICO DE 1986
Achados & Perdidos: Em seu único jogo pela Seleção, Arturzinho marcou gol; veja como foi
Na época defendendo o Vasco, ele disputou um amistoso no Estádio Couto PereiraAchados & Perdidos: Há 27 anos o Real Madrid derrotava o Vasco na decisão do Mundial de Clubes
Ramon Menezes tenta parar o holandês Clarence Seedorf. Foto: ReproduçãoSaudade: Há cinco anos morria Diego Armando Maradona
Olhos no retrovisor: Verstappen se juntava a Prost e Vettel e conquista o tetra há um ano
Achados & Perdidos: O primeiro gol de Roberto Dinamite pelo Vasco da Gama, há 54 anos
Em confronto de ameaçados, Internacional recebe o Santos no Beira-Rio; as equipes
Milton Neves, ao lado de Boni em 2016, foi homenageado no 7º Fórum de Marketing Empresarial
Consulado Mineiro lança os pacotes de confraternização 'Trem Bão' e 'Bão Demais'
Faltou dinheiro na conta nos últimos dias de Pelé. Por Wladimir Miranda
Podendo garantir o título do Brasileiro por antecipação, Flamengo encara o combalido Galo no Mineirão; os times
Uma foto, uma história! Evaristo no Camp Nou, relembrando grandes momentos pelo Barcelona
Em vídeo, 'Antes & Depois' de centroavantes que brilharam pelo São Paulo Futebol Clube