por Marcos Júnior Micheletti
O jornalista Milton Colen, mineiro de Teófilo Otoni, morreu em 1º de dezembro de 2019, aos 89 anos, após complicações decorrentes de uma cirurgia para corrigir um aneursma na aorta. Ele estava internado no Hospital Vera Cruz, em Belo Horizonte, local de seu óbito.
Milton Colen nasceu em 27 de dezembro de 1929, era separado, pai de cinco filhos, oito netos e três bisnetos. Um de seus filhos, Milton Colen Júnior morreu aos 32 anos de idade
Em sua trajetória profissional, Colen ficou reconhecido como o primeiro jornalista a chamar o Estádio Governador Magalhães Pinto de "Mineirão. Segundo relatos da época, Milton Colen não concordava com a ideia do então governador mineiro batizar o estádio com seu próprio nome.
Deixou Teófilo Otoni aos 16 anos de idade para estudar em Belo Horizonte, cidade em que começou profissionalmente pela TV Itacolomi, em 1955, passando em seguida pelas TVs Tupi, Globo, Educativa, Rio, Itapuã, Bandeirantes e Aracaju.Em rádio, trabalhou na Roquette Pinto, Guarani e Globo. Tanto na TV quanto no rádio, Colen trabalhou como repórter e narrador esportivo.
Versátil, Milton Colen narrrou eventos esportivos de diversas modalidades, incluindo o histórico confronto entre Cassius Clay (o Muhammad Ali) e Joe Frazer em 1971, além de ter participado das coberturas das copas de 1974 na Alemanha e de 1978 na Argentina.
Com Hugo Souza no gol, Brasil enfrenta o Japão na manhã desta terça-feira
O goleiro do Corinthians ao lado de Bento e John. Foto: Rafael Ribeiro/CBFParabéns, João Leite! Ídolo do Atlético Mineiro, ex-goleiro completa 70 anos!
Ele é o recordista de jogos pelo Galo. Foto: ReproduçãoA psicóloga Marcela Tomé é a convidada de Marcos Falopa na live desta terça-feira
Parabéns, Dida, 52 anos! Veja o ex-goleiro defendendo dois pênaltis de Raí
O dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão Sorocabano
Em vídeo, 'Antes & Depois' de zagueiros que honraram a camisa do Flamengo
Parabéns, Cabrini! Uma seleção de jogadas e gols do ótimo zagueiro italiano que faz 68 anos
Achados & Perdidos: Uma goleada do Santos de Pelé contra a Polônia em 1960
Achados & Perdidos: Festa corintiana adiada no dia em que o Morumbi registrou seu maior público
Saudade: Há cinco anos morria o guaxupeano Tati, que jogou no Palmeiras e Inter
Saudade: Marcelo Veiga, ex-lateral e treinador, completaria 61 anos
Saudade: Há um ano morria Nicolau Anechine, ex-volante do Noroeste e do futebol do Sul de Minas