por Rogério Micheletti
Milton da Cunha Mendonça, o Mendonça, ex-meia do Botafogo, de 1975 a 1982, morreu aos 63 anos no dia 5 de julho de 2019, dois meses depois de ter sofrido um grave acidente na estação de trem Guilherme da Silveira, em Bangu, e ter sido submetido a uma cirurgia no Hospital Albert Schweitzer, no Rio de Janeiro, onde estava internado e não resistiu a uma infecção generalizada. Mendonça lutou durante muitos anos contra o alcoolismo, doença que o levou a algumas internações.
Nascido no dia 23 de maio de 1956, no Rio de Janeiro (RJ), Mendonça brilhou com a camisa do Glorioso, e por sua apurada técnica chegou a ser comparado com Zico.
Mas não bastou apenas o seu talento para Mendonça conseguir levar o Botafogo ao título. Pelo alvinegro carioca, ele marcou 118 gols em 342 jogos.
O gol mais marcante da carreira de Mendonça foi contra o Flamengo, em 1981. O meia, com um lindo drible, deixou perdido o craque Júnior e bateu com precisão sem chances para Raul Plasmann.
"Aquele gol todo mundo comenta comigo até hoje", diz.
Depois do Botafogo, Mendonça defendeu a Portuguesa, o Palmeiras, o Santos, a Internacional de Limeira (SP), o Grêmio e o São Bento (SP).
Na equipe de Palestra Itália, Mendonça quase conquistou seu único título como jogador. Na época, ao lado de Jorginho, Mirandinha, Edmar, Lino e Éder Aleixo e companhia, Mendonça foi vice-campeão paulista. O Palmeiras perdeu a final para a Inter de Limeira.
Em 22 de maio de 2017, o UOL Esporte publicou a seguinte notícia sobre o ex-jogador Mendonça:
Marcello De Vico e Vanderlei Lima
Do UOL, em Santos e São Paulo
O estado do ex-jogador Mendonça, ídolo do Botafogo entre as décadas de 70 e 80, é grave. Hoje com 60 anos, ele está internado no Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, em Saracuruna (RJ), com problemas no fígado e no baço.
Em contato com o UOL Esporte, a família do jogador conta que tenta a transferência de Mendonça para o Hospital de Andaraí e admite que a bebida foi a principal causa dos problemas de saúde do ex-botafoguense.
"Ele se entregou a bebida. Ele estava bebendo muito, passou a ser até no café da manhã, infelizmente. Isso, de uns dois anos para cá, foi constante", disse Pedro, de 62 anos, um dos seis irmãos de Mendonça.
Sandra, 64, esposa de Mendonça, também admite o problema com bebida do ex-jogador, do qual inclusive já estava separada justamente por conta do alcoolismo.
"Não tem explicação, porque ele não bebia, e de repente foi começando e ficando mais passivo na bebida. Ele vinha bebendo, mas nesta proporção foi aumentando gradativamente. Os filhos sofrem com isso, porque ele não destrói só ele, destrói a família toda. Só quem teve problema na família com alcoolismo sabe", lamenta.
A ideia da família é conseguir a transferência de Mendonça, já que o hospital atual não conta com recursos para o que o ex-jogador precisa.
"O quadro dele não é muito bom, não, porque o hospital em que ele se encontra não tem a tomografia que ele precisa fazer do estômago, e por isso os médicos não têm uma ideia de como estão o fígado e o pâncreas. Então, por isso, nós estamos correndo atrás para tentar fazer uma transferência para um hospital de Andaraí. Nós temos muitos amigos correndo atrás, mas está difícil", revela Alfredo Ricardo, 58, outro irmão de Mendonça.
Família alega negligência do Botafogo
Os familiares de Mendonça ainda esperam por alguma ajuda do Botafogo, mas garantem não terem sido procurados por ninguém do clube.
"O Botafogo, no caso a diretoria, o presidente, ninguém se pronunciou, ninguém fala nada. O único que está fazendo essas coisas todas são os torcedores botafoguenses que se uniram um ao outro, de grupo em grupo, através de um vereador, o Felipe Michel, e assim a gente está indo, entendeu? O Botafogo é um clube grande, e ninguém falou com a gente", disse Pedro. "O Botafogo, por enquanto, não fez nada, não se pronunciou", confirma Alfredo Ricardo.
O repórter Felipe Michel, que jogou na base do Flamengo e hoje é vereador no Rio de Janeiro, mostra o atual estado de saúde do querido Mendonça, ex-Santos, Palmeiras, Lusa e Botafogo.
Confira:
ABAIXO, ALGUNS GOLS DE MENDONÇA PELO SANTOS FUTEBOL CLUBE
EM 06 DE SETEMBRO DE 2018 O UOL PUBLICOU UMA NOVA MATÉRIA SOBRE MENDONÇA, CLIQUE AQUI E VEJA.
Pelo Palmeiras:
Ele ficou no Verdão de 1985 a 1987. Atuou em 106 partidas (43 vitórias, 30 empates, 33 derrotas) e marcou 19 gols, números que constam no "Almanaque do Palmeiras", de Celso Unzelte e Mário Sérgio Venditti.
Achados & Perdidos: Evento em Portugal com a participação de Milton Neves em 2018
Contra o Sport, Palmeiras busca primeira vitória no Brasileiro, após bom resultado na Libertadores. as equipes
F1: Verstappen se sustenta na liderança e vence o previsível GP do Japão
Animado pela boa estreia na Libertadores, São Paulo viaja a BH para encarar o Galo pelo Brasileiro; os times
Achados & Perdidos: Beira-Rio, 56 anos! O primeiro gol na casa colorada, o "Gol Iluminado" e o golaço de Falcão em 76
Saudade: Barbosa, o injustiçado goleiro brasileiro na Copa de 50, nos deixava há 25 anos
Uma foto, uma história! Pelé, em 1958, retornando à Vila Belmiro após a Copa de 58
Grêmio continua deixando a desejar. Inter precisa justificar momento de euforia de sua torcida
Saudade: Ex-meia da Ponte e treinador, Vanderlei Paiva faria 79 anos
F1: Bortoleto lamenta 19º lugar, mas exalta aprendizado no GP do Japão