Por Roberto Gozzi
Criado em 1991, teve fim em 2009, quando se anunciou a unificação desta premiação com o Ballon d'Or, entregue pela revista francesa France Football, criando assim a Bola de Ouro da FIFA, um prêmio semelhante a este, mas com nova denominação.
Roberto Baggio foi eleito o Jogador do Ano da FIFA em 1993. O maestro da Azzurra conquistou 152 pontos na eleição realizada com técnicos de seleções do mundo todo.
Ele foi o terceiro jogador, após Lothar Matthäus (Alemanha) e Marco Van Basten (Holanda), a receber a distinção da Associação Europeia de Revistas Esportivas (ESM, na sigla em inglês), adidas, Energizer e FIFA. Com 84 pontos, o brasileiro Romário ficou em segundo lugar na eleição, seguido pelo holandês Dennis Bergkamp, com 58 pontos.
Representantes de 71 federações nacionais participaram do pleito. O prêmio foi concedido durante o sorteio dos grupos da Copa do Mundo da FIFA 1994, em Las Vegas, e Baggio — que ganhou fama pelas conquistas com a seleção da Itália e a Juventus — assistiu à cerimônia via satélite, em Roma, perante milhões de espectadores.
A vitória de Baggio também é um sinal de que os treinadores das seleções privilegiam o jogador polivalente. Especialistas afirmaram que, desde a Copa do Mundo da FIFA 1990, o meio-campista de 26 anos (na época) havia amadurecido e se tornado um líder dentro das quatro linhas. Sem dúvida, 1993 foi um ano inesquecível para o fabuloso articulador, anteriormente eleito o melhor jogador europeu do ano.
Logo atrás de Baggio vieram atacantes que, com gols nas eliminatórias para a Copa do Mundo da FIFA, chamaram a atenção dos técnicos das seleções. Romário, Bergkamp, Stoichkov e Asprilla foram os principais responsáveis pela classificação dos seus respectivos países para a Copa do Mundo da FIFA EUA 1994. Novamente, o goleiro dinamarquês Peter Schmeichel quase conseguiu roubar a cena dos atacantes, figurando entre os mais votados por conta das excelentes atuações desde a Euro 1992 na Suécia.
1° (152 ) votos, Roberto Baggio (Itália)
2° (84 ) votos, Romário (Brasil)
3° (58) votos, Dennis Bergkamp (Holandês)
Foto: imortaisdofutebol
Parabéns, Paulo Isidoro! Ídolo do Galo, ex-meia-atacante completa 72 anos
Achados & Perdidos: Jogando pela Lusa em 1972, Rivellino marcou um golaço de pé direito!
Animado pela vitória no Dérbi, Corinthians recebe o Fortaleza; as formações
Uma foto, uma história! Craques do Brasil esperando o trem em Poços de Caldas
Olhos no retrovisor: Um saudoso piloto da Ferrari dançando tango e disputando corrida de autorama
F1: Norris segura Piastri e vence o GP da Hungria. Bortoleto, consistente, termina em 6º
Achados & Perdidos: Uma divertida participação do aniversariante Marcos no Terceiro Tempo
'São Marcos', 52 anos! Relembre grandes defesas do aniversariante
6 Horas de São Paulo inicia venda promocional com desconto para quatro setores
F1: Separados por apenas nove pontos, Piastri e Norris seguem protagonizando o Mundial. Bortoleto sobe