Maria Lenk

Ex-nadadora e 1ª brasileira a participar de uma Olimpíada

 
A nadadora Maria Lenk morreu no dia 16 de abril de 2007, aos 92 anos. Ele foi vítima de uma parada cardíaca e insuficiência respiratória, sofrida enquanto nadava no Parque Aquático do Flamengo, no Rio. Seu corpo foi cremado no Cemitério do Caju.
Ela notabilizou-se por ter sido a primeira brasileira a participar de uma Olimpíada, a de Los Angeles, em 1932. Lenk vivia na casa da capital fluminense ou nos Estados Unidos, onde moram seus familiares.
Até o fim da vida, Maria Lenk ainda praticava o esporte e competia o Campeonato Brasileiro de Masters na prova de 1.500 metros. Seu pioneirismo na natação feminina lhe rendeu diversas homenagens, como no Hall da Fama da Federação Internacional de Esportes Aquáticos (Fina). O nome da nadadora também batizará um Parque Aquático que ficará no Complexo Esportivo do Jacarepaguá.
Na Olimpíada de 1932, Maria era favorita à medalha de ouro nos 200 metros peito, mas não conseguiu chegar à final. Viúva, ela deixou um casal de filhos ? Gilbert e Marlen ? e dois netos. Os quatro parentes moram nos Estados Unidos e nas Ilhas Fiji.
Por Raphael Cavaco

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES