Maranhão

Ex-volante do Vasco e Comercial
José Ribamar Celestino, o Maranhão, querido e competente médio-volante do Vasco da Gama e do Comercial de Ribeirão Preto (SP) nos anos 60, morreu de infarto fulminante em 22 de agosto de 2007, quando participava de um jogo de futebol máster e beneficente no campo de Vista Alegre, no Rio, entre as equipes do Papa com Lombo e Vila Rangel. Sentiu-se mal e faleceu. O mesmo havia ocorrido tempos atrás com Oreco, campeão do mundo em 1958. Oreco morreu jogando masters em Ituverava (SP), em 1985.

Maranhão jogou na Seleção Brasileira que disputou o Pan de 59 e foi também um dos grandes ídolos do ABC de Natal.

Maranhão foi o autor do primeiro gol do Vasco contra o Corinthians, em 1966, no Pacaembu, na noite em que o Timão estreou o grande Garrincha. Foi um fiasco corintiano. O Vasco goleou por 3 a 0, com dois gols de Célio Taveira Filho e um de Maranhão, em chute de fora da área que venceu o goleiro Heitor.

Maranhão, depois, transferiu-se para o Comercial de Ribeirão Preto (SP) envolvido na transação do passe do lateral-direito Ferreira, do Comercial para o Vasco da Gama.

Abaixo, e-mail que recebemos no dia 25 de agosto de 2008, sobre amistoso dos veteranos do Vasco em homenagem à família de Maranhão.

"Caro Milton Neves,
Meu nome é José Alberto e faço parte de uma comissão criada aqui na Vila da Penha (RJ) para homenagear o nosso saudoso e querido meio-campista Maranhão, ídolo do Vasco na década de 1960.
Como é de seu conhecimento, o ex-atleta faleceu em agosto de 2007, vítima de um infarto fulminante participando de um jogo amistoso no campo do Vista Alegre, entre as equipes do Papa com Lombo e Vila Rangel.
No próximo dia 07 de setembro às 10h30 será realizada uma partida de futebol entre o Mello Tenis Clube e Papa com Lombo no campo do Vista Alegre, com o objetivo de homenagear o craque através da sua família.
Vários ex-jogadores estão sendo convidados para o evento, alguns já confirmaram as presenças, entre eles: Roberto Dinamite (Pres.Vasco), Zanata (ex-Flu), Mário Marques (ex-Flu e Vasco), João Luis (ex-Vasco), Gilberto (ex-Botafogo, Vasco e Joinvile), Dejair (ex-Flu e Bangu), Paulino (ex-Flu), Brito (ex-Vasco e Sel.Brasileira), Raimundinho (ex-Fla), Mário Tilico (ex-Flu), Barbosinha (ex-Vasco), Carlos Antonio (ex-América), e muitos outros.
Gostaria que o amigo, através do seu programa de grande audiência, convidasse à todos aqueles ex-jogadores a comparecerem ao evento para juntos abraçarmos a família do ex-craque.
Desde já agradeço e desejo cada vez mais sucesso ao seu programa.
José Alberto?

Ainda sobre Maranhão, veja e-mail que recebemos no dia 31 de agosto de 2008, do querido Paulo Valadares, de Campinas.

"Bom dia, Milton. Uma colaboração para o "QFL" do meio-campista Maranhão. O nome completo dele era José Ribamar Celestino. Ele jogou na Seleção brasileira que foi ao Pan de 59 (junto com Beirute e Gerson e Germano). Foi também um dos três grandes ídolos do ABC, junto com Alberi e Danilo Menezes. Um bom programa, Milton. Paulo Valadares, Campinas"
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Bah
    0
  • 2 Atl
    0
  • 3 Cor
    0
  • 4 Spo
    0
  • 5 Red
    0
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES