Manoel Ferreira Lins, o Mané, ponta-esquerda do Palmeiras nos anos 80 e do futebol português nos anos 90, morreu no dia 10 de novembro de 2008, aos 44 anos, em um acidente automobilístico na cidade de Faro, no sul de Portugal, onde morava.
Mané, de futebol rápido e "firuleiro?, desembarcou no Palmeiras em 1984, aos 20 anos, e lá ficou até 1987. Nesse meio tempo chegou a jogar por empréstimo no São José, de São José dos Campos (SP) e no América de Rio Preto (SP).
Com a camisa do Verdão, o bom ponteiro-esquerdo atuou em 21 jogos (9 vitórias, 4 empates, 8 derrotas) e marcou apenas três gols (fonte: Almanaque do Palmeiras ? Celso Unzelte e Mário Sérgio Venditti).
Após deixar o Alviverde, Mané foi tentar a sorte no futebol português. Lá atuou no Sporting Clube Farense, da cidade de Faro, de 1988 a 1995, e participou da maior façanha da história da equipe, chegando à final da Taça de Portugal na temporada 1989-90, após superar o forte Belenenses na semifinal (2 a 1).
Em maio de 1990, Estrela da Amadora e Farense disputaram a finalíssima, que terminou em 1 a 1, ocasionando uma partida-desempate na semana seguinte. No dia 3 de junho de 1990, as duas equipes se encontraram novamente para decidir definitivamente o título. A Farense foi vencida por 2 a 0 e ficou com o vice-campeonato.
Nascido em Junqueirópolis, no interior de São Paulo, no dia 16 de janeiro de 1964, Mané deixou saudades para a família e para os amantes do bom futebol, sejam brasileiros, portugueses ou de qualquer outra parte do mundo.
Achados & Perdidos: Veja o golaço de Dorival Júnior, aniversariante hoje, pela Matonense
Profissional está completando 63 anos. Foto: Reprodução/YouTubeO dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão de Varginha-MG
Achados & Perdidos: O dia em que Milton Neves visitou a Couromoda, com Neto e Denilson Show
Achados & Perdidos: Relembre momentos marcantes de Luciano do Valle, que nos deixava há 11 anos
Diante do lanterna Sport, Corinthians tenta superar seu 'inferno astral'; as equipes
No Dia dos Povos Indígenas, veja todos os 'Índios' da seção 'Que Fim Levou?'
Saudade: Há oito anos morria Kaneco, o inventor da "carretilha" no futebol
F1: Norris lidera a sexta-feira em Jedá; Bortoleto tem um dia para esquercer
Olhos no retrovisor: Único campeão post mortem da F1, Jochen Rindt nascia há 83 anos
Parabéns, Rivaldo! Bola de Ouro em 99, revelado pelo Santa Cruz, ex-atacante completa 53 anos
F1: Verstappen impressiona mais uma vez e fica com a pole para o GP da Arábia Saudita