Mané - ex-ponta-esquerda

Jogou no Palmeiras e em Portugal


Manoel Ferreira Lins, o Mané, ponta-esquerda do Palmeiras nos anos 80 e do futebol português nos anos 90, morreu no dia 10 de novembro de 2008, aos 44 anos, em um acidente automobilístico na cidade de Faro, no sul de Portugal, onde morava.


Mané, de futebol rápido e "firuleiro?, desembarcou no Palmeiras em 1984, aos 20 anos, e lá ficou até 1987. Nesse meio tempo chegou a jogar por empréstimo no São José, de São José dos Campos (SP) e no América de Rio Preto (SP).


Com a camisa do Verdão, o bom ponteiro-esquerdo atuou em 21 jogos (9 vitórias, 4 empates, 8 derrotas) e marcou apenas três gols (fonte: Almanaque do Palmeiras ? Celso Unzelte e Mário Sérgio Venditti).


Após deixar o Alviverde, Mané foi tentar a sorte no futebol português. Lá atuou no Sporting Clube Farense, da cidade de Faro, de 1988 a 1995, e participou da maior façanha da história da equipe, chegando à final da Taça de Portugal na temporada 1989-90, após superar o forte Belenenses na semifinal (2 a 1).


Em maio de 1990, Estrela da Amadora e Farense disputaram a finalíssima, que terminou em 1 a 1, ocasionando uma partida-desempate na semana seguinte. No dia 3 de junho de 1990, as duas equipes se encontraram novamente para decidir definitivamente o título. A Farense foi vencida por 2 a 0 e ficou com o vice-campeonato.


Nascido em Junqueirópolis, no interior de São Paulo, no dia 16 de janeiro de 1964, Mané deixou saudades para a família e para os amantes do bom futebol, sejam brasileiros, portugueses ou de qualquer outra parte do mundo.

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES