Washington Luiz Bueno de Camargo, lateral que ficou conhecido no mundo do futebol como Luizinho ou como Luizinho Café, morreu no dia 6 de maio de 2024, aos 73 anos. A causa da morte não foi informada, mas amigos e familiares afirmaram que o ex-jogador há tempos não gozava de boa saúde.
Luizinho nasceu em 27 de março de 1951. Com apenas 16 anos, ingressou na Ponte Preta, onde jogou de 1967 a 1973. Foi importante peça da Macaca que conseguiu o histórico acesso à primeira divisão paulista em 1969.
Em 1974, defendeu o Sport Recife, fazendo uma pausa em sua carreira ao final da temporada. Em 1980, voltou a calçar as chuteiras para atuar em duas temporadas pelo Pinhalense, da cidade de Espírito Santo do Pinhal-SP.
Após deixar os gramados, Luizinho passou morar em Franca-SP, onde virou um empresário de muito sucesso.
Em 6 de março de 2024, a Câmara Municipal de Franca aprovou a entrega do Título de Cidadão Francano a Luizinho. Abaixo, leia o texto que embasou o projeto:
O que contar sobre esse valente e guerreiro empresário? Nasceu no dia 27 de março de 1951 na cidade de Campinas. Ficou órfão muito cedo e então foi jogar futebol no Liceu Campinense.
Aos 16 anos ingressou no time da Ponte Preta, onde tornou-se jogador profissional. E foi defendendo a camisa da Velha Macaca, no ano de 1969, que protagonizou um dos mais belos gols de sua carreira, (Ponte 1 x Saad 0) onde a Ponte Preta teve acesso a primeira divisão do Campeonato Brasileiro.
O acesso em 1969 foi a porta de entrada para uma década que seria de afirmação da Ponte nos cenários estadual e nacional.
Em sua trajetória futebolística defendeu outros clubes pelo Brasil, como Juventus e Sport Recife. Sua contribuição para o futebol é inegável, sendo reconhecido não apenas a nível local, mas nacionalmente.
Destaca-se, em particular, a sua habilidade extraordinária no campo, tendo inclusive compartilhado a honra de jogar ao lado de ícones como o Rei Pelé (Santos X Sport), Dicá, Waldir Perez, Samuel, Allan, Teodoro e Manfrini além de ser comandado pelo eterno técnico Cilinho.
Ao longo de sua carreira, Luizinho Café não apenas trouxe prestígio para Franca com suas realizações esportivas, mas também serviu como um embaixador informal da cidade, promovendo-a positivamente em todo o país.
Sua dedicação ao esporte e sua representação digna no mundo futebolístico são motivos mais do que suficientes para que seja agraciado com o título de cidadão francano.
Ao longo de sua vida sempre foi um guerreiro, e sua trajetória é marcada por vitórias e também por dificuldades que nunca o fizeram ceder.
É amado por sua família, esposa, filhos Gabriela, Tom, Graziela e Gisela, sua nora Sandra, seus genros Rogério, Guto e Caio, e em especial pelos seus netos Taufick, Raphael, Ulysses, Estevão, Felipe e João Guilherme, que seguem apaixonados pelo avô e pelo futebol.
Sempre se destacou por ser um líder, mas acima de tudo um homem íntegro, honesto e trabalhador. Atualmente, Luizinho Café, como é chamado pelos amigos, tem destaque no setor cafeeiro.
Luizinho atua há 40 anos neste ramo, e, juntamente com seu filho Tom, conquistou grande respeito neste mercado, sendo que sua experiência e know-how foram fundamentais para o crescimento de sua empresa que hoje ocupa um papel de referência no setor cafeeiro da Alta Mogiana.
A sua biografia reflete uma vida repleta de conquistas, tanto no âmbito profissional quanto pessoal. Seu legado é marcado por sua liderança empreendedora, seu envolvimento com o esporte, sua devoção a família e amigos. Sua influência positiva e entusiasta, na cidade de Franca, para aqueles que o conhecem é indiscutível, sendo uma pessoa respeitada e admirada por muitos.
A concessão do título de cidadão francano não apenas reconhecerá seus feitos excepcionais, mas também reforçará o orgulho que temos em contar com uma figura tão ilustre entre nós.
Pelos motivos discorridos, esperamos o incondicional apoio de Vossa Excelência e dos demais nobres pares para a aprovação da propositura, pois se trata de pessoa digna de receber tão grande honraria concedida pelo Poder Legislativo Francano, pela importante atuação em nosso município.
Morre Darcy, ex-ponta do Guarani e Sport Recife
Natual de Cafelândia, ele residia em CampinasApós derrota na Copa do Brasil, São Paulo vai ao Rio para confronto com o Flu pelo Brasileiro; as equipes
Em momento desesperador no Brasileiro, Corinthians busca os três pontos contra o Flamengo; os times
F2: Vencedor em Monza, Bortoleto cita 'força gigantesca que recebeu dos fãs'
Achados & Perdidos: O gol 500 de Pelé, marcado contra um rival paulista há 62 anos
Parabéns, Timão! Fotos memoráveis ilustrando os 114 anos do Corinthians
Parabéns, Olivier Panis! Francês venceu uma vez na F1, no último triunfo da Ligier
F1: Leclerc surpreende com uma parada a menos e vence o GP da Itália
Felicidades, Peixinho! Autor do primeiro gol no Morumbi, completa 84 anos
Achados & Perdidos: Galo 2 x 1 Brasil; Nem Pelé evitou derrota canarinho para o time mineiro há 55 anos
Corinthians, 114 anos: Cinco triunfos inesquecíveis da história do Timão