por Gustavo Grohmann
Luiz Andreoli, grande repórter e apresentador esportivo de TV da Rede Globo e da Bandeirantes nos anos 80 e 90, cuida com carinho de seu blog (www.andreolitv.wordpress.com) e está prestes a voltar à televisão brasileira.
Ele é pai de Felipe Andreoli, também repórter esportivo de TV e que em 2012 seguia fazendo grande sucesso ao lado de Marcelo Tas, Rafael Cortês, Marco Luque, Oscar Filho, Ronald Rios, Maurício Meirelles e Monica Iozzi, no famoso CQC, da Band.
Conheça um pouco da carreira de Luiz Andreoli, em texto escrito pelo próprio repórter e utilizado na apresentação de seu diário virtual.
"Minha carreira na TV começou cedo. Falo isso, porque com vinte e pouquíssimos anos, em 1981, estreava na Rede Record. Um jovem que tinha certeza que o seu ofício era mesmo aquele: repórter. E estreava logo de cara, ao lado de duas figuras muito conhecidas: Silvio Luiz e Flavio Prado. Era a maior audiência do esporte na TV.
Foi uma grande escola. Não demorou muito (praticamente um ano) para ser chamado pela Rede Globo. Lá fiquei quase sete anos, fazendo reportagens e apresentando programas, como Globo Esporte, Esporte Espetacular, além de duas Copas do Mundo e duas Olimpíadas.
Depois desse tempo, fui convidado a fazer parte da maior equipe de esporte de todos os tempos: a da Rede Bandeirantes de Televisão, comandado por Luciano do Valle.
Ancorei os principais programas da casa. Show do Esporte, Esporte Total, duas Copas do Mundo, duas Olimpíadas e muitos eventos esportivos. Foram dez anos de luta, mas com muito sucesso.
Já em 2000 fui para a Rede Record , onde comandei o Record em Notícias, SP no Ar , além de muitos outros eventos. Ainda passei pela Rede TV, fazendo um Torneio Internacional, no Caribe, e apresentei e narrei pelo site Terra, as Olimpíadas de 2008, na China.
Isso é apenas um resumo dos mais de vinte anos de televisão. Continuo na profissão com o mesmo amor e entusiasmo daquele garoto de vinte e pouquíssimos anos.
Luiz Andreoli?
Saudade: Há quatro anos morria Douglas Porto, brilhante nome do rádio paulista
Antes de ser narrador ele foi sonoplasta. Foto: ReproduçãoMorreu Ramiro Valente, ex-zagueiro do Santos e Atlético de Madrid
Ele conquistou vários títulos pelo clube da Vila Belmiro. Foto: ReproduçãoOficial: Fórmula 1 retorna à Globo em 2026
Saudade: Há 11 anos morria o corintianíssimo Dr. Osmar de Oliveira
Parabéns! Emerson Leão, ídolo de palmeirenses e corintianos, completa 76 anos
Olhos no retrovisor: Milton Neves, carros, corridas, autódromos e encontros com pilotos
Gol de Rivellino em seu 100º jogo pela Seleção; 'Jogador com nome mais bonito do futebol', diz Milton Neves
Achados & Perdidos: O dia em que o aniversariante Leão defendeu três pênaltis contra o Corinthians
Achados & Perdidos: A última vez que Garrincha e Pelé jogaram juntos uma partida oficial pela Seleção Brasileira
Líder, Flamengo encara o São Paulo que reestreia Crespo na retomada do Campeonato Brasileiro; as equipes
Felipe Massa se reencontra com a Ferrari de 2008 no Festival de Goodwood
Saudade: Há um ano morria Tobias, ex-goleiro campeão paulista de 1977 pelo Corinthians