por Gustavo Grohmann
Luiz Andreoli, grande repórter e apresentador esportivo de TV da Rede Globo e da Bandeirantes nos anos 80 e 90, cuida com carinho de seu blog (www.andreolitv.wordpress.com) e está prestes a voltar à televisão brasileira.
Ele é pai de Felipe Andreoli, também repórter esportivo de TV e que em 2012 seguia fazendo grande sucesso ao lado de Marcelo Tas, Rafael Cortês, Marco Luque, Oscar Filho, Ronald Rios, Maurício Meirelles e Monica Iozzi, no famoso CQC, da Band.
Conheça um pouco da carreira de Luiz Andreoli, em texto escrito pelo próprio repórter e utilizado na apresentação de seu diário virtual.
"Minha carreira na TV começou cedo. Falo isso, porque com vinte e pouquíssimos anos, em 1981, estreava na Rede Record. Um jovem que tinha certeza que o seu ofício era mesmo aquele: repórter. E estreava logo de cara, ao lado de duas figuras muito conhecidas: Silvio Luiz e Flavio Prado. Era a maior audiência do esporte na TV.
Foi uma grande escola. Não demorou muito (praticamente um ano) para ser chamado pela Rede Globo. Lá fiquei quase sete anos, fazendo reportagens e apresentando programas, como Globo Esporte, Esporte Espetacular, além de duas Copas do Mundo e duas Olimpíadas.
Depois desse tempo, fui convidado a fazer parte da maior equipe de esporte de todos os tempos: a da Rede Bandeirantes de Televisão, comandado por Luciano do Valle.
Ancorei os principais programas da casa. Show do Esporte, Esporte Total, duas Copas do Mundo, duas Olimpíadas e muitos eventos esportivos. Foram dez anos de luta, mas com muito sucesso.
Já em 2000 fui para a Rede Record , onde comandei o Record em Notícias, SP no Ar , além de muitos outros eventos. Ainda passei pela Rede TV, fazendo um Torneio Internacional, no Caribe, e apresentei e narrei pelo site Terra, as Olimpíadas de 2008, na China.
Isso é apenas um resumo dos mais de vinte anos de televisão. Continuo na profissão com o mesmo amor e entusiasmo daquele garoto de vinte e pouquíssimos anos.
Luiz Andreoli?
Saudade: Ex-ponta do São Paulo, Walter Zum-Zum morria há três anos
Ele atuou pelo Tricolor entre 1964 e 1970Achados & Perdidos: A última vez que Pelé e Garrincha disputaram uma partida oficial
Saudade: Há um ano morria Fantick, ex-lateral da Portuguesa e do Botafogo-PB
Tentando se afastar do Z-4, Santos recebe o desesperado Fortaleza; as formações
Buscando aproximação do G-7, Corinthians e Grêmio se enfrentam em Itaquera; os times
Saudade: Há cinco anos morria Luiz Carlos Gertel, brilhante radialista brasileiro
Alan Jones, completando 79 anos, precisou superar um forte companheiro de equipe para ser campeão da F1
F1: Com números robustos no Brasil, mas em temporada apagada, Ferrari não vence em Interlagos desde 2017
F1: Jarier 'bateu na trave' para ganhar em Interlagos; Vitória 'caiu no colo' de Pace em 1975
Uma foto, uma história! O saudoso Oberdan Cattani ao lado do ex-presidente palmeirense Paulo Nobre
Saudade: Um dos grandes nomes do futebol mundial, Gerd Müller completaria 80 anos