por Tufano Silva
José Carlos Gomes do Nascimento, árbitro que foi considerado o melhor do mundo no futebol de salão durante 20 anos, e que também apitou a final do Campeonato Paulista de 1985, em 2011, residindo em São Paulo, seguia atuando pela Federação Paulista de Futebol, realizando partidas na várzea paulistana.
José Carlos começou sua carreira no futebol de salão, em 1974. Se destacou no esporte, sendo considerado por um longo período o melhor árbitro do mundo. "Eu apito futsal há 37 anos (entrevista de janeiro de 2011). Fui considerado durante 20 anos o melhor árbitro do mundo. Viajei para Israel, Portugal, Bélgica e Espanha. Agradeço muito a Deus por esse dom?, comentou, em entrevista ao Papo de Boleiro, do site da cerveja Brahma.
Ganhou tanta fama no futsal, que em 1985 foi chamado para apitar a final do Campeonato Paulista de futebol de campo, entre São Paulo e Portuguesa, vencida pelo Tricolor paulista. Fato que o marcaria para sempre. "São duas coisas maravilhosas na minha vida: o nascimento do meu filho e essa final que me deram, que foi sensacional. Até hoje tenho vídeo, fita, tenho tudo guardado?, afirmou.
Muito bem-humorado, José Carlos se diverte ao contar os perigos de sua profissão. "Eu só apanhei, somando, umas 171 vezes na minha vida. Já levei pedrada, nariz quebrado. Infelizmente isso acontece. Às vezes você entra no vestiário apanhando. Mas como eu sempre digo, nós temos um anjo da guarda muito bom. E por isso, graças a Deus, nenhuma ocorrência grave aconteceu comigo?, contou.
Atuando no futebol de várzea, José Carlos adotou a cor rosa para o seu apito. Claro que o fato acabou gerando muitas brincadeiras por parte dos jogadores, mas o árbitro parece não se importar. "Meu apito é cor-de-rosa, por isso me chamam de Margarida. Mas eu não ligo, porque todo árbitro é Margarida (risos)?, brincou o árbitro.
Foto: Sarkis
Confira abaixo a entrevista de José Carlos do Nascimento ao Papo de Boleiro, do site da Cerveja Brahma
O dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão Pedreirense
Achados & Perdidos: Vélez derrotava o São Paulo nos pênaltis e conquistava a Libertadores há 31 anos
Parabéns, craque paraguaio! Relembre uma entrevista do aniversariante Romerito a Milton Neves
Pelas quartas de final da Libertadores, Bahia recebe o Fluminense em Salvador; os times
O dia em que Milton Neves foi professor na Escolinha do Barulho, da Record
Saudade: Há cinco anos morria Lenice Chame Magnoni Neves, esposa de Milton Neves
Hugo Souza revela drama pessoal e dedica vitória à esposa
Achados & Perdidos: O saudoso Manga em um momento de garoto-propaganda para Catuase
Achados & Perdidos: Roberto Dinamite no 'Clube dos Artistas' da extinta Rede Tupi de Televisão
Maria Esther Bueno, uma rainha brasileira no US Open. Por Odir Cunha