por Tufano Silva
José Carlos Gomes do Nascimento, árbitro que foi considerado o melhor do mundo no futebol de salão durante 20 anos, e que também apitou a final do Campeonato Paulista de 1985, em 2011, residindo em São Paulo, seguia atuando pela Federação Paulista de Futebol, realizando partidas na várzea paulistana.
José Carlos começou sua carreira no futebol de salão, em 1974. Se destacou no esporte, sendo considerado por um longo período o melhor árbitro do mundo. "Eu apito futsal há 37 anos (entrevista de janeiro de 2011). Fui considerado durante 20 anos o melhor árbitro do mundo. Viajei para Israel, Portugal, Bélgica e Espanha. Agradeço muito a Deus por esse dom?, comentou, em entrevista ao Papo de Boleiro, do site da cerveja Brahma.
Ganhou tanta fama no futsal, que em 1985 foi chamado para apitar a final do Campeonato Paulista de futebol de campo, entre São Paulo e Portuguesa, vencida pelo Tricolor paulista. Fato que o marcaria para sempre. "São duas coisas maravilhosas na minha vida: o nascimento do meu filho e essa final que me deram, que foi sensacional. Até hoje tenho vídeo, fita, tenho tudo guardado?, afirmou.
Muito bem-humorado, José Carlos se diverte ao contar os perigos de sua profissão. "Eu só apanhei, somando, umas 171 vezes na minha vida. Já levei pedrada, nariz quebrado. Infelizmente isso acontece. Às vezes você entra no vestiário apanhando. Mas como eu sempre digo, nós temos um anjo da guarda muito bom. E por isso, graças a Deus, nenhuma ocorrência grave aconteceu comigo?, contou.
Atuando no futebol de várzea, José Carlos adotou a cor rosa para o seu apito. Claro que o fato acabou gerando muitas brincadeiras por parte dos jogadores, mas o árbitro parece não se importar. "Meu apito é cor-de-rosa, por isso me chamam de Margarida. Mas eu não ligo, porque todo árbitro é Margarida (risos)?, brincou o árbitro.
Foto: Sarkis
Confira abaixo a entrevista de José Carlos do Nascimento ao Papo de Boleiro, do site da Cerveja Brahma
Saudade: Há sete anos morria Antoninho, ex-zagueiro do Palmeiras e Ferroviária
Ele residia em Araraquara. Foto: Portal Terceiro TempoAchados & Perdidos: O dia em que Milton Neves visitou a Couromoda, com Neto e Denilson Show
Parabéns, Benedito Ruy Barbosa, 94 anos! Ele foi repórter de campo, escreveu livro sobre Pelé e esteve em Muzambinho
A notória decadência do Grêmio e uma ducha fria na euforia colorada. Por Lino Tavares
F1: GP da Arábia Saudita encerra tríade de etapas seguidas com liderança de Norris ameaçada
'Cobranças de laterais no futebol deveriam ser feitas com os pés', sugere o Professor Paulo Strecht
Achados & Perdidos: Relembre momentos marcantes de Luciano do Valle, que nos deixava há 11 anos
Diante do lanterna Sport, Corinthians tenta superar seu 'inferno astral'; as equipes
Saudade: Há oito anos morria Kaneco, o inventor da "carretilha" no futebol
No Dia dos Povos Indígenas, veja todos os 'Índios' da seção 'Que Fim Levou?'
Achados & Perdidos: Muitos gols Dadá Maravilha pelo Galo