por Marcos Júnior Micheletti
Jorge Vanderlei Silva, natural de Nova Resende (MG), onde nasceu no dia 23 de abril de 1938, atualmente está aposentado e reside em Guaxupé (MG).
Grande amigo de Milton Neves, formado como Técnico em Agricultura pela Universidade Rural do Brasil-Rio de Janeiro, ele trabalhou por 35 anos como Técnico Agrícola no IBC (Instituto Brasileiro do Café), pelo qual se aposentou em 1991.
Em seguida, até 2015, prestou serviços na Exportadora de Café Guaxupé LTDA, na função de relações públicas desta empresa do grupo Olavo Barbosa. Participa do Conselho Superior do IFSULDEMINAS, como representante dos egressos.
Jorge Vanderlei é casado com Darci Vargas Senedese desde 3 de fevereiro de 1963, em cerimônia religiosa realizada na Igreja da Matriz da cidade mineira de Juruaia. O casal tem um filha, Ana Eduarda Senedese Silva, que nasceu no dia 31 de janeiro de 1964. Ana Eduarda é médica veterinária.
JUVENTUDE
Jorge Vanderlei foi aluno da primeira turma da Escola Agrotécnica Federal de Muzambinho (MG), entre 1953 e 1958. Aliás, na inauguração da mesma, recebeu a bandeira brasileira das mãos do então presidente Getúlio Vargas (1882-1954). Na cerimônia, também estavam presentes Juscelino Kubitschek de Oliveira (então governador de Minas Gerais), Tancredo Neves (Ministro da Justiça), João Cleofas (Ministro da Agricultura) e Assis Chateaubriand (dos Diários Associados).
Além de brilhante aluno em seus tempos na Escola Agrotécnica de Muzambinho, Jorge Vanderlei, a exemplo de muitos jovens de sua geração, tinha na música uma de suas paixões, tanto como dançarino nos bailes como em serestas, que lhe renderam o apelido de Vicente Celestino, uma das principais vozes brasileiras dos anos 50.
PROFESSOR
Também lecionou Geografia em Nova Resende, e uma de suas mais saborosas recordações é de um curso que ministrou a parteiras em Nova Resende.
"Em Nova Resende, quando fui Presidente da LBA, em 1967, promovi um curso para parteiras rurais. Formei 58 parteiras. Tive a colaboração do grande médico de Nova Resende, Dr. Elogio Salles, já falecido. Todas as primeiras crianças nascidas receberam o nome de Jorge", emociona-se Jorge Vanderlei.
ABAIXO, VÍDEO COM DEPOIMENTOS DE EX-ALUNOS DO IFSULDEMINAS, INCLUINDO O DE JORGE VANDERLEI:
Parabéns, Vagner Mancini! Ex-volante, hoje treinador, completa 59 anos!
Natural de Ribeirão Preto ele passou por vários clubes. Foto: arquivo pessoal de Vagner ManciniF1: Em sessão inflada de novatos no México, Leclerc lidera e Bortoleto é quinto
Monegasco teve um bom começo de trabalho no Hermanos Rodríguez. Foto: Scurderia Ferrari HPOlhos no retrovisor: Jenson Button conquistava seu único título na F1 há 16 anos
Saudade: Saiba quem foi Paulo Amaral, pioneiro da preparação física no futebol brasileiro
Achados & Perdidos: Pachá, um dos maiores craques do Sul de Minas faria 91 anos
F1: Verstappen vence a Sprint em jornada de zero pontos para a dupla da McLaren em Austin
F1: Depois de vencer a Sprint, Verstappen conquista a pole para o GP dos Estados Unidos
Olhos no retrovisor: Lotus fez aposta ousada após o título de 78 e se deu mal com carro revolucionário
Saudade: Dalmo, autor do gol no Mundial de 63 do Santos, completaria 93 anos
F1: Verstappen vence GP dos EUA e segue tirando diferença para as McLaren
Na 'cola' do Palmeiras, Flamengo recebe o time paulista neste domingo no Maracanã; os times
Sem vencer há três rodadas no Brasileiro, São Paulo encara o Mirassol, sensação do campeonato; as equipes