Jorge Vanderlei

Técnico agrícola

por Marcos Júnior Micheletti

Jorge Vanderlei Silva, natural de Nova Resende (MG), onde nasceu no dia 23 de abril de 1938, atualmente está aposentado e reside em Guaxupé (MG).

Grande amigo de Milton Neves, formado como Técnico em Agricultura pela Universidade Rural do Brasil-Rio de Janeiro, ele trabalhou por 35 anos como Técnico Agrícola no IBC (Instituto Brasileiro do Café), pelo qual se aposentou em 1991.

Em seguida, até 2015, prestou serviços na Exportadora de Café Guaxupé LTDA, na função de relações públicas desta empresa do grupo Olavo Barbosa. Participa do Conselho Superior do IFSULDEMINAS, como representante dos egressos.

Jorge Vanderlei é casado com Darci Vargas Senedese desde 3 de fevereiro de 1963, em cerimônia religiosa realizada na Igreja da Matriz da cidade mineira de Juruaia. O casal tem um filha, Ana Eduarda Senedese Silva, que nasceu no dia 31 de janeiro de 1964. Ana Eduarda é médica veterinária.

JUVENTUDE

Jorge Vanderlei foi aluno da primeira turma da Escola Agrotécnica Federal de Muzambinho (MG), entre 1953 e 1958. Aliás, na inauguração da mesma, recebeu a bandeira brasileira das mãos do então presidente Getúlio Vargas (1882-1954). Na cerimônia, também estavam presentes Juscelino Kubitschek de Oliveira (então governador de Minas Gerais), Tancredo Neves (Ministro da Justiça), João Cleofas (Ministro da Agricultura) e Assis Chateaubriand (dos Diários Associados).

Além de brilhante aluno em seus tempos na Escola Agrotécnica de Muzambinho, Jorge Vanderlei, a exemplo de muitos jovens de sua geração, tinha na música uma de suas paixões, tanto como dançarino nos bailes como em serestas, que lhe renderam o apelido de Vicente Celestino, uma das principais vozes brasileiras dos anos 50.

PROFESSOR

Também lecionou Geografia em Nova Resende, e uma de suas mais saborosas recordações é de um curso que ministrou a parteiras em Nova Resende.

"Em Nova Resende, quando fui Presidente da LBA, em 1967, promovi um curso para parteiras rurais. Formei 58 parteiras. Tive a colaboração do grande médico de Nova Resende, Dr. Elogio Salles, já falecido. Todas as primeiras crianças nascidas receberam o nome de Jorge", emociona-se Jorge Vanderlei.

ABAIXO, VÍDEO COM DEPOIMENTOS DE EX-ALUNOS DO IFSULDEMINAS, INCLUINDO O DE JORGE VANDERLEI:

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Bah
    0
  • 2 Atl
    0
  • 3 Cor
    0
  • 4 Spo
    0
  • 5 Red
    0
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES