por João Antonio de Carvalho
Jorge da Silva Lima, o ex-zagueiro Jorge Lima, morreu em 16 de julho de 2014, aos 67 anos. Seu corpo foi velado e sepultado no município paulista de Bady Bassit, próximo a São José do Rio Preto.
Nascido em Campos dos Goitacazes, no Rio de Janeiro, em 23 de fevereiro de 1957, onde iniciou no futebol, nas categorias de base do Americano, jogando como lateral-esquerdo.
Ele é irmão do ex-centroavante Sergio Lima, que fez sucesso no América do Rio e no Internacional. E foi o seu irmão que o levou para o América-RJ, em 1975, onde o treinador Djalma o colocou na função de quarto-zagueiro.
Jorge Lima subiu para o time profissional no ano seguinte e ficou no clube carioca até 1979, quando foi negociado para outro América, o de São José do Rio Preto, onde ficou até 1985, se tornando um dos grandes ídolos do time americano. Durante esse período chegou a jogar por empréstimo pelo Maringá e pelo Bangu.
Depois de sair do América ele ficou cinco temporadas no Barretos e depois rodou por várias equipes do país, como Comercial, Ferroviária, Mirassol, Caldense, Radium de Mococa, Primavera de Indaiatuba, Batatais, Comercial (PR), Chapadão do Sul (MS), Anapolina, River (PI), José Bonifácio e Uberaba, onde encerrou sua carreira, em 1996.
Ele era casado com Maria Júlia, com quem teve três filhos: Jorge Washington, que seguiu os passos do pai e virou jogador de futebol, Juliano Renato e Victor Hugo, e os netos Dener, Leonardo, Ana Laura, Luiza, Lorenzo e Maria Fernanda.
Depois de abandonar o futebol ele passou a morar em Bady Bassit, onde fundou uma escolinha para a formação de garotos.
Achados & Perdidos: Há 75 anos, Uruguai 2 x 1 Brasil; o Maracanazo
Seleção Celeste calou o estádio carioca em 16 de julho de 1950. Foto: DivulgaçãoFenômeno digital: Milton Neves bate marcas impressionantes nas redes sociais
Saudade: Vialli, ex-atacante italiano, completaria 61 anos
Olhos no retrovisor: Milton Neves, carros, corridas, autódromos e encontros com pilotos
Saudade: Há 11 anos morria o corintianíssimo Dr. Osmar de Oliveira
Saudade: Há dois anos morria Navarro, ex-atacante do Corinthians e XV de Jaú
Oficial: Fórmula 1 retorna à Globo em 2026
Parabéns! Emerson Leão, ídolo de palmeirenses e corintianos, completa 76 anos
Feliz aniversário, Edmilson! Relembre seu lindo gol na Copa de 2002
Não é mais só futebol. Por Odir Cunha
Arquibancadas do Mundial: um show à parte! Por Ricardo Setyon