Jorge Andrade

Ex-lateral do Internacional

Jorge Andrade, lateral-esquerdo que defendeu o Internacional entre 1967  1975, morreu no dia 7 de outubro de 2015, aos 73 anos, em Porto Alegre-RS. O ex-jogador colorado estava internado no Hospital Santa Rita, na capital gaúcha, para o tratamento de um câncer.

Jorge Andrade foi jogador do Inter de 1967 a 1975. Neste período, conquistou com o Colorado nada menos do que sete Campeonatos Gaúchos.

O ex-lateral deixou os filhos Maurício e Jorge Andrade Filho, que trabalhava em 2015 como gerente executivo das categorias de base do Colorado.

Abaixo, matéria publicada pelo jornal Folha de S. Paulo no dia 17 de outubro de 2015:

Jorge Andrade (1942-2015)
Mortes: Fez família trocar Grêmio pelo Inter

FERNANDA PEREIRA NEVES
DE SÃO PAULO

Filho de jogador de futebol, não foi surpresa que Jorge Andrade seguisse a mesma profissão. Ninguém esperava, no entanto, que ele faria toda a família trocar o Grêmio pelo Internacional.

Quando começou no esporte, ainda na década de 1960, Jorge também era gremista, já que seu pai havia defendido o tricolor gaúcho. Sua história, no entanto, foi diferente e acabou o levando para atuar pelo clube rival.

Começou na várzea e passou por alguns time menores antes de jogar como lateral do Internacional. Ao todo, foram oito anos defendendo o colorado, até sua aposentadoria, em 1975. Nesse período, conquistou o Campeonato Gaúcho seis vezes.

Sempre manteve o jeito descontraído. Adorava os churrascos com amigos para contar histórias, quase sempre relacionadas ao futebol.

A saída dos campos não significou um afastamento do esporte ou do Internacional. Chegou a treinar um time do interior, e depois comandou categorias de base do Inter. Também montou uma loja de esportes, que funcionou nas décadas e 1980 e 1990, dentro do estádio do clube.

"Depois disso ainda acompanhava as notícias, as escalações e os treinos, o futebol sempre teve um espaço especial em sua vida", diz o filho.

Em toda a trajetória, ele contou com o apoio da mulher, Iara, com quem ficou por 45 anos. E, como tradição, seus filhos também acabaram seguindo o futebol.

Morreu no dia 7, aos 73 anos, após uma luta contra um câncer. Deixa a mulher, três filhos e três netos.

Foto: Site oficial do Internacional

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES