John Surtees

Heptacampeão de motociclismo e campeão de F1
por Marcos Júnior Micheletti
 
O inglês John Norman Surtees, ou simplesmente John Surtees,morreu em 10 de março de 2017, aos 83 anos, em razão de insuficiência respiratória. Ele estava internado no Hospital St. Georges, em Londres, desde fevereiro do mesmo ano.
 
Surtees venceu sete campeonatos mundiais como motociclista antes de estrear na Fórmula 1 em 1960, pela Lotus.
 
John Norman Surtees nasceu na cidade de Surrey em 11 de fevereiro de 1934,  e sua corrida de estreia na F1 aconteceu no Grande Prêmio de Mônaco, no dia 29 de maio de 1960, mas ele não completou a prova. Porém, no mesmo ano, conseguiu seu primeiro pódio, no GP da Inglaterra, em Silverstone, chegando em segundo lugar.
 
A primeira de suas seis vitórias na categoria aconteceu em sua quarta temporada, em 1963, pela Ferrari. Surtees venceu o GP da Alemanha, em Nurburgring,
 
Conquistou o Mundial de Pilotos da F1 em 1964, também pela Ferrari, com um ponto de vantagem sobre Graham Hill (BRM). Naquele ano, Surtees venceu novamente na Alemanha (Nurburgring) e também triunfou na Itália, em Monza..
Até o final de sua carreira, Surtees acumulou mais três vitórias, sendo duas em 1966 (Bélgica em Spa-Francorchamps com a Ferrari) e no GP do México, com Cooper Maserati. Aliás, em 1966, Surtees deixou a Ferrari após um desentendimento com a equipe italiana. Acabou fechando aquela temporada como vice-campeão. O título ficou com o australiano Jack Brabham.
 
A última vitória de Surtees na F1 aconteceu no GP da Itália de 1967, ocasião em que competia pela equipe japonesa Honda.
 
Em 1969, Surtees fundou sua própria equipe, que competiu com sucesso na antiga Fórmula 5000, ocasião em que venceu cinco das doze etapas do campeonato, com John Surtees ao volante do carro.
 
No ano seguinte, em 1970, Surtees deu um passo maior, montando sua equipe na Fórmula 1, mas seu  time não teve o sucesso de outros ex-pilotos que também fundaram suas próprias escuderias.
 
Entre 1970 e 1978, a equipe Surtees obteve como melhores resultados o terceiro lugar do inglês Mike Hailwood no GP da Itália de 1972, em Monza e o terceiro lugar do brasileiro José Carlos Pace no GP da Áustria de 1973, em Zeltweg.
 
Além de Hailwood e Pace, entre outros pilotos que passaram pela equipe de John Surtees, estiveram o italiano Vitorio Brambilla, o alemão Jochen Mass, os franceses Patrick Tambay e René Arnoux e o australiano Alan Jones, campeão mundial de Fórmula 1 em 1980, pela Williams.
 
John Surtees viveu uma tragédia familiar em 19 de julho de 2009, quando seu filho Henry Surtees, piloto da Fórmula 2 morreu durante uma corrida no circuito de Brands Hatch, aos 28 anos.
 
Ele foi atingido pela roda do carro de Jack Clarke, que bateu contra o muro de proteção. A roda soltou-se do carro e atingiu a cabeça do piloto em cheio. Inconsciente, Henry ainda chocou-se contra o muro de proteção. Ele foi removido para um hospital local mas não resistiu aos ferimentos.

Abaixo, um encontro emocionante entre John Surtees e Fernando Alonso em 2011, no circuito de Monza, na Itália. Eles falaram sobre as diferenças entre seus carros da Ferrari. A 158 de 1964 e a F150 de 2011

ver mais notícias

Pela Fórmula 1:

Disputou 111 GPs, conquistou seis vitórias, oito poles e fez dez voltas mais rápidas

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Bah
    0
  • 2 Atl
    0
  • 3 Cor
    0
  • 4 Spo
    0
  • 5 Red
    0
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES