Joaquim Grava

Médico do Corinthians
por Túlio Nassif
Joaquim Paulo Grava de Sousa, mais conhecido como Doutor Joaquim Grava ou apenas Joaquim Grava, nasceu no dia 24 de agosto de 1951, na cidade de São Paulo, capital. Cursou Medicina e hoje, é médico do Sport Club Corinthians Paulista. Possui uma clínica de ortopedia e traumatologia, a Clínica Joaquim Grava, localizada no Jardim Paulista, em São Paulo. É casado e pai de três filhos.

Formado desde 1977 e com especialização em ortopedia, medicina esportiva e cirurgia de joelho, começou sua carreira no início de 1978, na Portuguesa, permanecendo por lá, até o final do mesmo ano. Transferiu-se para o Corinthians em janeiro de 1979, onde exerceu o cargo de chefia do departamento médico por 18 anos, até março de 2003. Durante esse tempo, realizou inúmeras cirurgias de jogadores e de figuras públicas. Grava também desenvolveu uma técnica de cirurgia de púbis e curou vários jogadores, dentre eles, Marcelinho Carioca.

Nem só de flores foi a vida do Doutor. Sofreu acusações de erro médico, cometidas com o ex-lateral Giba; entretanto, nunca houve processo. "Quantos jogadores não encerram a carreira por problemas no joelho? Mas isto não significa erro médico" disse Grava.

De 1998 a 2001 foi médico ortopedista da Seleção Brasileira de futebol profissional.

Ficou desligado do mundo esportivo até 2005, quando, o amigo Wanderlei Luxemburgo, o convidou para trabalhar no Santos Futebol Clube. Lá, ficou por duas temporadas, de 2006 a 2007.

Ao sair do Peixe, retornou ao Corinthians, no final de 2007, onde ocupada a mesma posição que deixou por muitos anos, até os dias atuais.

É também médico do Serviço de Ortopedia do Hospital São Luiz ? Unidade Morumbi, em São Paulo.

Lançou sua biografia no ano de 2004: "Joaquim Grava - Medicina Futebol Clube", escrito por Tim Teixeira. Nesse ano, ganhou da Associação Paulista de Letras o prêmio de melhor livro de história da época.

Em 17 de setembro de 2010, recebeu uma homenagem do Corinthians, seu nome foi dado centro de treinamento do clube, isso porque, foi o principal responsável pelo projeto. Tal projeto foi uma das promessas de campanha do ex-presidente Andrés Sanchez, que pretendia tirar o departamento de futebol do Parque São Jorge, como assim foi feito.

O CT Joaquim Grava (Centro de Excelência e Treinamento de Futebol Dr. Joaquim Grava) é um espaço construído pelo Corinthians, localizado no Parque Ecológico do Tietê, para realização de treinamentos para as equipes profissionais.
Ao lado de Paulinho como Prefeito, nas eleições de 2012, Joaquim Grava foi candidato pelo PDT (Partido Democrático Trabalhista) a vice-Prefeito em São Paulo, mas não foi eleito.
 
No dia 19 de fevereiro de 2017, Joaquim Grava participou do programa "Domingo Esportivo", da Rádio Bandeirantes. Ouça abaixo a entrevista na íntegra:

No dia 22 de março de 2020, Joaquim Grava participou do Domingo Esportivo Bandeirantes. Ele falou sobre o pandemia do Coronavírus. Confira a íntegra da entrevista:

No player abaixo, ouça a participação de Joaquim Grava no "Domingo Bandeirantes" do dia 21 de junho de 2020: 

TerceiroTempo · Ouça a participação de Joaquim Grava no "Domingo Bandeirantes"

 

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Bah
    0
  • 2 Atl
    0
  • 3 Cor
    0
  • 4 Spo
    0
  • 5 Red
    0
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES