João Havelange

Ex-presidente da Fifa

por Marcelo Rozenberg

Presidente de honra da Fifa, João Havelange, nascido no Rio de Janeiro em 08 de maio de 1916, foi um dos homens que mais se dedicou ao esporte no Brasil. Zagueiro do Fluminense, seu time de coração, foi campeão carioca juvenil de futebol em 1931, e mais tarde nadador e jogador de pólo aquático. Integrou a equipe brasileira de pólo que participou dos Jogos de Helsinque, em 1952.
 
João Havelange morreu no dia 16 de agosto de 2016, aos 100 anos de idade.

O ex-dirigente estava internado em um hospital do Rio de Janeiro. No final de 2015, Havelange teve problemas pulmonares.
 
Formado em Direito, atuou em diversos ramos de atividade como transportes e metalurgia.
 
Em 30 de abril de 2013, João Havelange renunciou ao cargo de presidente de honra da Fifa, devido as acusações de corrupção.
 
Assim, o veterano dirigente escapou de qualquer punição da entidade máxima do futebol, mas não da justiça suíça.
 
Como dirigente, ocupou, antes de chegar à Fifa, diversos cargos em entidades como a Federação Paulista de Natação, Federação Metropolitana de Natação e Confederação Brasileira de Desportos, do qual foi presidente. Foi o principal cartola do futebol brasileiro, ao menos hierarquicamente, nas conquistas das Copas do Mundo de 1958, 62 e 70. Em 1966, por ciúme, afastou Paulo Machado de Carvalho, homem importantíssimo nos triunfos de 1958 e 62, da delegação que foi para a Inglaterra. O resultado foi desastroso já que o Brasil não passou da primeira fase.
 
Em 1974 assumiu a presidência da Fifa, onde permaneceu até 1998. Foi o primeiro não europeu a ocupar o cargo. Teve a chance de visitar quase 200 países e internacionalizar o futebol como ninguém havia feito até então. A Copa do Mundo, por exemplo, que era disputada por 16 seleções, passou a contar com 32. Desde 1963, Havelange era membro do Comitê Olímpico Internacional.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES