por Kaique Lopreto
Javier Adelmar Zanetti, o Zanetti, nasceu no dia 10 de agosto de 1973 em Buenos Aires, a capital da Argentina. Após se aposentar em maio de 2014, o argentino assumiu o cargo de vice-presidente da Inter de Milão.
Zanetti começou a carreira, em 1992, no Talleres, time da segunda divisão na época. Porém, no ano seguinte, ele já se transferiu para o tradicional Banfield, onde ficou até 1995. Com muito sucesso, Boca Juniors e River Plate brigaram para contratar o lateral, mas foi a Inter de Milão, da Itália, quem conseguiu fechar com o atleta.
Assim, Zanetti estreou pela Nerazzurri no dia 27 de agosto de 1995. Desde então, o jogador não se transferiu mais e fez carreira no clube. Em 19 anos, ele participou de 16 conquistas. As mais importantes foram: Liga dos Campeões da UEFA (2009-10), Mundial de Clubes (2010), Copa da UEFA (1997-98) e cinco Campeonatos Italianos (2005-06, 2006-07, 2007-08, 2008-09 e 2009-10).
O argentino é nada mais nada menos que o jogador com mais partidas disputadas pelo clube, com uma marca superior a 800 jogos. Ele foi o capitão do time de 1999 até 2014, por isso, ficou conhecido como “Capitano” pelos jogadores e pela torcida.
Em abril de 2014, ele anunciou que se aposentaria no final da temporada e, no dia 18 de maio do mesmo ano, fez sua última partida pelo clube.
Pela Seleção Argentina, Zanetti também fez história. Com 145 partidas, ele é o atleta que mais jogos têm pela seleção. O lateral participou das Copas do Mundo de 1998 e 2002.
Após pendurar as chuteiras, o argentino não deixou a Inter de Milão. Ele foi nomeado o vice-presidente do clube logo após sua aposentadoria.
Messi boicota premiação e dispara contra C. América: 'armado para o Brasil'
Messi comemora gol da Argentina contra Paraguai. Foto: REUTERS/Edgard Garrido/Via UOLArgentina supera expulsão de Messi e Chile para ficar com o terceiro lugar
Argentina conquistou o terceiro lugar da Copa América. Foto: Ueslei Marcelino/Reuters/Via UOLAchados & Perdidos: O dia em que o aniversariante Nelinho chutou uma bola para fora do Mineirão
Achados & Perdidos: Santos, bicampeão da Libertadores em dia que Pelé foi 'caçado' por argentinos do Boca
Após empatar com o líder Cruzeiro, Corinthians vai ao Rio para enfrentar o Botafogo; as formações
F1: Norris vence duelo particular com Piastri e garante a pole para o GP da Bélgica
Achados & Perdidos: A França derrotava o Brasil na decisão do futebol olímpico há 41 anos
Achados & Perdidos: Veja uma entrevista com Aymoré Moreira, que nos deixava há 27 anos
F1: Piastri, com manobra de campeão sobre Norris, vence o GP da Bélgica. Bortoleto é o 9º
Saudade: Telê Santana, o 'Fio de Esperança" completaria 94 anos
O animado São Paulo recebe o Flu, que não vence há três rodadas; os times
No Dia do Motociclista no Brasil, veja o genial Heleno de Freitas com sua moto