Jair Gonçalves

Ex-volante e lateral-direito do Palmeiras
por Gustavo Grohmann
 
Jair José Gonçalves, o Jair Gonçalves, ex-jogador do Palmeiras, nasceu no dia 17 de julho de 1951 em Cravinhos, no interior de São Paulo.
 
Se destacou no Alviverde por ser um jogador versátil, exibindo uma boa regularidade em qualquer posição. Ora substituia Eurico, na lateral-direita, ora jogava no meio, ao lado de Ademir da Guia. Chegou até a jogar de zagueiro, quando necessário. Defendeu as cores do Verdão entre 1974 e 1979.
 
Atuou em 190 partidas (102 vitórias, 60 empates e 28 derrotas) e marcou oito gols (fonte: Almanaque do Palmeiras - Celso Unzelte e Mário Sérgio Venditti).
 
Um momento inesquecível em sua carreira de jogador foi a final do campeonato paulista de 1974. Foi dele o cruzamento que resultou no gol de Ronaldo contra o Corinthians naquela decisão. Jair dominou a bola, avançou pela direita e cruzou na cabeça de Leivinha, que escorou para Ronaldo fazer o único gol do jogo.
 
A vitória do Palmeiras, pelo placar mínimo, calou 100 mil corintianos que lotaram o estádio do Morumbi. Os 10 mil palmeirenses presentes comemoraram o campeonato e o aniversário de 20 anos do jejum de títulos corintianos, desde o IV Centenário, em 1954. Três anos mais tarde, em 1977, finalmente a equipe do Parque São Jorge sairia da fila, conquistando o título paulista em cima da Ponte Preta de Campinas (SP).
 
Atualmente, Jair Gonçalves mora em Cravinhos, no interior de São Paulo, mas trabalha no Ipanema Clube, em Ribeirão Preto (SP), onde dá aulas de futebol para garotos de até 15 anos.
 
No dia 15 de maio de 2022, Jair José Gonçalves, o Jair Gonçalves (ex-volante e lateral-direito do Palmeiras) participou do Domingo Esportivo da Rádio Bandeirantes:

 
ver mais notícias

Pelo Palmeiras:

Atuou entre 1974 a 1979. Atuou em 190 partidas (102 vitórias, 60 empates e 28 derrotas) e marcou oito gols (fonte: Almanaque do Palmeiras - Celso Unzelte e Mário Sérgio Venditti).

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES